terça-feira, agosto 26, 2008

Moving Up...and Moving On...

O Brandon estava comentando que a Becca mal fez 2 anos de idade e já está morando no 4º Estado. É mole?!

Pois é…a mudança foi, como posso dizer, ‘challenging’. Tudo aconteceu na mesma semana (meu pai e a mudança). Não consecution me concentrar muito, não conseguia arrumar quase nada, foi um horror. Ainda bem, amigas queridas vieram em meu socorro, me ajudaram, tiraram minha mente dos acontecimentos e me fez um bem danado. De coração, obrigada Cinthia e Germana.

Chegando em Utah, vida nova…mais uma vez. Alugamos uma townhouse (sobrado), que é maior do que a casa que estavamos morando em Idaho. E é praticamente brand-new…tudo novinho, novinho. Ainda temos a nossa casa em Frederick, MD, que com essa recessão fica bem difícil vender, então estamos alugando. Mas já estamos vendo as possibilidades de comprarmos algo aqui na região mesmo assim. Há partes de Ogden com casas antigas, lindas de morrer. Eu gosto de casas ou bem antigas ou bem novas…vamos ver o que conseguimos no próximo ano.

O temperatura continua bem alta…média 35ºC. Domingo fez 40º. Mas, nada que um ar condicionado não resolva. Ainda assim, continuamos com o ar bem mais seco do que húmido, o que ajuda bastante e nem sentimos tanto.

Há uma trilha bem aqui do lado de casa...eu e a Becca já estamos tirando proveito e vamos fazer caminhadas e andar de bicicleta. A trilha é linda, à beira de um rio…uma paz só. Vou tirar fotos e colocar aqui.

Estou procurando emprego, mas sem muita pressa. Desta vez não será algo temporário, e quero trabalhar com algo que realmente goste…então vou esperar pela oportunidade certa. O Brandon está amando a companhia nova, dando-se bem com todo mundo, eu estou MUITO feliz por ele.

A Becca continua crescendo bastante e está mais sapeca do que nunca. Ainda não fala muito, propriamente, mas conta até 10 em português e inglês. Fale em orgulho! Eu decidi agora que quero aprender espanhol, o correto, e sair do portunhol, onde eu entendo todo mundo mas ninguém entende o que eu digo. Aqui em Utah parece existir boas oportunidades de trabalho para quem seja bilingue, principalmente com espanhol. E porque não ser trilingue, certo?

UTAH...

Ainda estava nervosa em me mudar pra cá, pois como a maioria diz(e sabe), Utah é o Estado dos Mormons. De fato é, e antes que começem, não sou contra - tampouco a favor. Inclusive tenho amigos que são, que gosto muito e que são muito respeitáveis. Religião é um assunto que praticamente não tocamos. O que acontece é que todos sabemos que hoje em dia qualquer religião que tem o ‘controle’ de um determinado lugar acaba que ditando as ordens e tratando diferentemente quem não faz parte do grupo. Não que seja proposital (pode ser que sim) mas eu prefiro acreditar que é apenas consequência do fato de serem a maioria.

Antes de me mudar lí mil e um fóruns e artigos sobre o assunto. Quem parece ser mais afetado são as famílias de não-mormons com crianças em idade escolar. Nós sabemos que crianças por si só, independente de raça, cultura, educação ou religião podem ser cruéis. Levam muito a sério alguns assuntos e tratam diferentemente quem faz não parte da mesma “tribo“. Não que os pais os ensinaram isso, mas é algo que eles acham que deve ser assim. Como em outras regiões onde o preconceito pode ser pela roupa, situação financeira ou raça…se é negro ou branco, aqui geralmente o motivo é a religião. E o assunto pode ser delicado. Mas como a Becca ainda não vai pra escola, não vou me preocupar com isso por agora.

Antes dessa proposta de trabalho, o Brandon também recebeu uma outra ao sul de Salt Lake City. Na cidade em questão, 98% da população era de Mormons. E o empregador foi direto e honesto com ele…se vc não for um deles, este não será o lugar pra você. E somos felizes pela honestidade dele. A cidade era um dos locais que todo mundo leva a crença mais do que a sério. É o único assunto, a única coisa que existe. O que siginifica que não sería o local para nós.

Mas, Utah todo não é assim, principalmente Salt Lake City. Há muitas famílias mudando-se pra cá (O Estado em geral) de diferentes culturas e religiões. Claro, há leis em Utah que não existem em nenhum outro local dos EUA. A cerveja, tem menos alcool do que o normal. Você tem que ser sócio de bares para frequentá-los. Também, em cada centro da cidade, obviamente, você sempre vai encontrar um Templo, e mais outro dalí umas 5 quadras. Mas, mais do que isso…parece normal. Há não ser os parques e a beleza natural. Ainda não visitei muito…mas já ouvi dizer que tem alguns dos mais lindos parques do país. E estou feliz pela oportunidade de morar aqui.

Quanto à cidade que estou morando, sinto que seja uma cidade como qualquer outra. Vai ver todos os rebeldes vieram morar aqui. Eles até vendem cerveja no supermercado! Posso frequentar a minha religião sem problema algum. Ahh, só outra coisa que parece diferente… Fomos no Ikea 2 semanas atrás, e, de verdade….eu nunca ví tanta mulher grávida na minha vida! Eu sabia que a maioria aqui tem famílias grandes… parte da cultura, mas é impressionante! Cada família parece ter no mínimo uns 4 filhos…

Fomos de trem para Salt Lake, andamos um pouquinho pela cidade, e parece linda demais. Aliás, para quem não sabe, foi a sede das Olimpiadas de Inverno de 2002. É bem moderna e ainda assim com alguns locais antigos. Precisamos voltar e ver mais.

Enfim…nossa experiência por aqui tem sido feliz. Temos sido tratados muito bem, e a nossa felicidade é que importa. E também, como alguns costumam dizer, é mais ou menos assim: "Você faz o lugar". Se seremos felizes ou não, grande parte depende da nossa atitude. E estamos ansiosos com as oportunidades que a região oferece. Liguei para a minha mãe e ela disse que agora, em pleno Agosto está o maior calor…quer dizer, inverno que já era escasso, praticamente não existe mais. E olha que não estamos falando do Nordeste…isso é Minas Gerais!

Aqui estamos tendo um verão ‘caloroso’ (ainda não choveu desde que nos mudamos) e estamos ansiosos para experimentar o inverno… não que eu seja fã de neve no dia-a-dia (quem me conhece, sabe), mas moramos à minutos de distância de 3 estações de esqui - isso mesmo, 3! - inclusive a Snowbasin, que foi uma das sedes nas Olimpiadas e é a mais antiga estação de esqui dos EUA. Eu estou doida pra tentar esquiar pra valer - a primeira vez, no Canada foi um desatre - e principalmente tentar snowboarding.

E olhando por esse angulo, isso será ótimo principalmente para a Becca…ela poderá vivenciar as 4 estações do ano - o verão com bastante calor, piscina, e outdoors; o outono lindo de morrer, com arvores vermelhas, marrons e laranjas; o inverno, com neve e estando à beira das estações de esqui, e a primavera…que inicia o ciclo do novo. Definitivamente experimentar uma infância totalmente diferente da minha! E esperamos, sinceramente, continuar por aqui por uns bons tempos.

Bom, é isso….vou sair tirar algumas fotos daqui pra poder mostrar para vocês.

terça-feira, agosto 12, 2008

Life goes on...

Dói…ainda dói muito tocar no assunto.

Embora - pensasse - que havia me preparado para o inevitável, nada se compara com a realidade. Nada. Mesmo sabendo que podería não estar lá para os últimos momentos, nada suporta a verdadeira dor por não estar lá. Nada sustenta essa angústia que não sei de onde vem.

Nesse momento repenso minhas decisões, minha vida pra cá, mas nada disso teria mudado o fim dessa história. Agradeço sim pela oportunidade de ter ido ao Brasil e ficado por lá 2 meses esse ano
. Por tê-lo visto quando ainda estava 'bem'.

Cancer é uma merda. Uma MERDA!

Nào dá pra explicar o que se passa na minha cabeça, ainda mais difícil é explicar esse sentimento para pessoas que não o conheceram. Difícil entender meu pranto. Mal posso pensar no meu pai que mil fotos aparecem na minha cabeça, e… por incrível que pareça, todas dos bons momentos. Ele tocando teclado, é uma das que mais me recordo (e que ele era mais conhecido!). Ou fazendo churrasco. O orgulho, 90% das vezes sem fundamento, mas parte dele. As piadas, com ou sem graça…ele tinha que contar. As casas que construiu...as que terminou, as que não. Claro, todas com churrasqueira.

Meu pai, meu Herói, meu bandido. …

Nesse momento, meus sentimentos são muitos…

Saudades…insegurança…raiva…medo…tristeza pelos momentos que nào ncompartilhamos, a minha casa que ele nunca visitou. Esperança…

Mas, a vida tem que continuar. Já estou em Utah há 2 semanas. Assim que melhor me sentir, conto as novidades. Mas já digo que estou gostando!

ps.: obrigada por todos os comentários. O carinho de vcs me fez um bem enorme.

...