domingo, junho 10, 2007

Puxa a cadeira aí... vamos papear?

Eu sabia que nessa história toda (de mudança, etc e tal), uma hora isso ía acontecer. Sabe, tô me sentindo um pouquinho solitária hoje.

É complicado, o dia-a-dia e as expectativas que eu, e acredito que muit @ de nós criam. A gente mora no exterior, morre de saudades da família ... e lógico, dos amigos. Contamos meses, dias...e então horas para o momento que vamos embarcar e ver todo mundo que amamos tanto na nossa Terra Natal.

Mais do que isso a gente sonha. No fundo sabemos que só os amigos mais afortunados e quem sabe, mais abastados o suficiente pra provar pra imigração que querem vir passear, vão conseguir um visto e finalmente (quem sabe) vão vir nos visitar.

Com isso pensamos e sonhamos como tudo vai ser... o que vamos mostrar. Ou seja, queremos mostrar o país que estamos morando, no meu caso, os Estados Unidos. Queremos mostrar tudo o que é interessante, mesmo que eles já venham com uma idéia própria de como tudo deve ser ... aquela idéia que eles conhecem tão bem por filmes ou televisão. E esse país não deixa à desejar. Daí vem o famoso "ai, parece filme!". Pois é, sabe como é. Mostramos a Flórida e os famosos parques da Disney e Universal, as lindas praias; mostramos Washington DC, a casa Branca, o Lincoln Memorial, os museus, o Capitólio (sei bem...mostrei isso bem umas 15 vezes), mostramos New York, a Califórnia... sem comentários, e por aí vai.

Aí apareço eu morando em Idaho! What the hell do you wanna do in Idaho! Pois é... Porquê?! Pra quê! Há não ser que vc seja ambientalista, ou fã nato da natureza...de repente vc queira vir pra cá.

Se vc, no Brasil...vamos lá, não vc que é super inteligente e conhecer nato da geografia, mas qualquer um...perguntar-se onde Idaho fica, é melhor ir olhar no mapa porque é difícil, assim....de saber. Eu confesso...mesmo morando aqui, tinha uma idéia, mas também tive que olhar no mapa pra confirmar.

O ponto que quero chegar é que... esse fim de semana, eu aqui, sem muito o que fazer (estava chovendo!), fiquei fuçando no "maldito" Orkut, revendo fotos dos amigos, parentes, pessoas que eu amo de paixão. Cheguei à conseguir o telefone da minha amiga de infância, liguei pra ela e conversamos horrores (ai ai ai, minha conta de telefone). Depois, recebo outra mensagem dum amigo que está pra me visitar um tempão... falando que com certeza no começo do ano que vem pra cá, e faz questão de me ver... e no final, a perguntinha básica: "Onde é que vc está morando mesmo?" Aí penso meio cabisbaixa..."ele nem deve saber onde Idaho fica".

Voltando pra minha amiga de infância. Ela mora em Assis - SP. Pra quem não sabe, é uma cidade bem grande, no interior do Estado de São Paulo. Caímos na real ontem que fazem 6 anos que não nos vemos. Pois é... 6 anos! Só que Assis fica à 6 horas de São Paulo, e por mais que eu ame ela de paixão, eu não tenho tempo disponível pra ir pra lá quando estou em férias no Brasil. Não é por falta de amor ou consideração, só que não é conveniente!

Ainda lembro que quando estávamos terminando a mudança, comentei com o Brandon que gostava daquela região, porque era bonita, e além disso, reconhecida. Costumava dizer aos meus amigos pra virem, por quê haviam t-a-n-t-a-s coisas que eu podeira mostrar em Washington DC. O Brandon já têm outro pensamento... já meio furioso disse que se alguém quisesse me visitar, seria por mim, e não pelo local onde moro e as oportunidades de lazer ao meu redor. Mas não é bem assim, e vc que têm experiência no assunto, sabe disso. Gostamos, sempre, de unir o útil ao agradável (nesse caso, o agradável ao agradável).

Agora... tirando meus amigos lindos, e que já moram aqui que logo, logo virão me visitar ... quem é que vai sair do Brasil pra vir parar em IDAHO?! É a mesma coisa que fazer amigos no exterior, voltar pro Brasil e pedir para irem te visitar naquela cidadezinha do interior, lá no meio do Mato Grosso, que pra chegar lá vc tem que fazer 3 conexões de avião! Ahhh, será que vão, mesmo falando que lá é lindo de morrer?! Vão nada!

Sabe, indepentende disso, eu tô feliz aqui... e sei que isso é o que importa. Aqui tem lugares que sei que são lindos de morrer, m-e-s-m-o.! Pra quem quer algo mais do que simplesmente ver o que é famoso e reconhecido, aqui é lugar. Masssssss, sou formada em Turismo, e sei que mais de 50% do motivo da escolha do local de uma viagem (e digamos assim, uma viagem longa e programada) é por status. Tem também curiosidade, pra saber o que é do sucesso ou burburinho de tal lugar, mas no fundo no fundo...é pelo status. E não vire os olhinhos....todo mundo sabe que no fundo no fundo, esse é o motivo.

É por isso que lugares famosos são tão reconhecidos. É por isso que tiramos (é, não me excluo dessa não!) dezenas de fotos, e fazemos questão de mostrar pra-todo-mundo, tin-tin por tin-tin como foi a nossa viagem. Fazemos álbuns, descrevemos aquele lugar que parece uma rua qualquer, ou aquele prédio normal e sem noção como: ..."aqui foi filmado isso ou aquilo". Ou..."Aqui andou fulano de tal, e sentou naquela cadeira enquanto fumava um cigarro em 1900 e tra-lá-lá."

Pois é... mas voltando ao assunto, Idaho não tem nada de filme 'Hollywodiano'. Muito pelo contrário. Mas... pra quem não está acostumado com o burburinho em inglês, e pra estar num local que é apenas 'diferente', quem sabe, vale a pena visitar. Infelizmente sei que não será o que virá na mente de muitos dos meus queridos no Brasil e outros cantinhos do mundo. Mas eu não os culpo... eu pensaria da mesma forma, sério mesmo. Viajar é caro, e independente de amor, queremos conhecer lugares que nos encantam e que sonhamos, independente do quê, do nosso motivo ou razão.

Pra finalizar... as minhas portas estão abertas... é, pra você. Mas aqui não tem Julia Roberts, George Cloney, Beverly Hills, Disney World, Casa Branca ou Times Square. De bom mesmo, só eu :). E a Rebecca, é claro. E a maior parte do ano é como hoje, um céu lindo de morrer, as montanhas lindas como cenário "background", uma temperatura ótima que ao mesmo tempo não me derrete. E mesmo que eu também os ame de paixão, me dêem licensa...mas preciso ir aproveitar...

Bjs,

21 comentários:

Cheers! Fla disse...

Oi Cyn, esse seu post saiu tao tristinho, me deu vontade de sair correndo de Londres e bater na sua porta :-(

Sei bem como eh isso, qdo morava em Virginia quase nao recebi visitas e agora que mudei pra ca (estou em Londres, mas vou morar em Lincoln ?!? Onde???) quero so ver quem vem. Pois eh muito engracado qdo eu falava que estava mudando pra Inglaterra, ai sempre ouvia, "Putz, legal, qdo estiver em Londres te visito...".

Eh dificil mesmo, a gente entra na rotina, as pessoas tem pouco tempo de ferias e querem aproveitar o maximo, ver coisas novas, especialmente indo pro exterior, eh fogo.

Segura firme, qq coisa tem sempre uma de nos que estamos passando pela mesma situacao e acho que isso ajuda muito, nao?

Vc tem meu email, qq coisa eh so escrever...

Anônimo disse...

Olá querida!!!
Bao, deixa eu comentar algo sobre este seu post. Concordo e MUITO c/ o seu post. Se eu nao conhecesse Idaho como já conheci diria o mesmo "assim, no meio do nada fica difícil"... na verdade nao sou natureba e nao curto muito passeios ecológicos e tal, mas qdo se está na chuva, é p/ molhar, nao? qdo era au pair, fui p/ Sun Valley, Idaho, 3 vezes c/ a familia. Numa dessas foi no período de Thanksgiving e minha amiga espanhola foi comigo. C/ um frio de trincar os pezinhos, tirei minha segunda semana de férias por ai mesmo e foi uma A-V-E-N-T-U-R-A, a história é longa e outra hora conto, mas foi divertido e até passeios pelas montanhas eu fiz!
Bem, como brasileira e vivendo na Gde SP, fica difícil programar uma viagem tao longa qdo a grana é curta. No meu modo de ver o gde problema é $$. Adoraria ir aos EUA na minha Lua de Mel e mostrar ao Carlos td o q vi, conheci, amei e por onde vivi 1 ano e meio da minha vida. Amaria levá-lo tb p/ Espanha e mostrar onde vivi e o local q amo e amei por 6 meses da minha vida, mas a grana... ah! essa é a soluçao p/ meus desejos e sonhos. Olha, nao conheci muito os EUA nao, mas os locais q conheci foi qdo visitei amigos. No seu cha de bebe fui DC conhecer muuuuuuuito rápido, mas a viagem valeu muito mais a pena p/ poder vê-los do q p/ conhecer TUDO em DC, e nem no Capitólio eu consegui chegar!!!! rs
Qto a otras razoes p/ conhecer Idaho, além de encontrá-los: em Sun Valley (procure no Mapquest e veja qto tempo de Boise dá), durante o inverno é HIPER BADALADO p/ Hollywoodianos. Meu ex host father estava esquiando nas montanhas e de repente um homem barbudo puxou conversa, era o Tom Hanks na época em q estava gravando "Náufrago". Enqto eu cuidava dos pequenos eles passavam o dia esquiando e sempre voltavam dizendo: "sabe quem estava esquiando? O Sting e a mulher, o Stallone, etc e tal." eu ficava vermelha de raiva, 30 graus negativos do lado de fora e eu sem poder me locomover alem da drive-way da casinha. Pelo menos no centrinho de Ketchum (cidade ao lado) eu cheguei a ver até o Clint Eastwood q me desejou Happy New Year.
Idaho é lindo, tem famosos na regiao de Sun Valley no alto inverno e poxa! é ao lado de Washington state e California. Minutinhos de aviao! Se a grana ajuda EU recomendo.
E qto a estar perto de locais famosos: digo o mesmo p/ amigos de longe qdo vem conehecer o Brasil. Poxa, moro ao lado de SP há tanta coisa legal na regiao,mas o povo prefere o Rio, e o Nordeste e nem dá tempo de conhecer o ABCD q está tao legal ultimamente e badalado! Mas eu entendo a falta de tempo e $$ hábil p/ essas pessoas. Minha próxima parada por aqui é tentar ir lá regiao da sua mae e chegar a conhecer um pouco de MG q nem lá eu conheço!!!
Bjosssssssssssssssssssssssssss c/ saudade dos 3!!!!

Thelma disse...

Cyn, eu entendo um pouquinho do que tu comentou. Calgary não é tão conhecida como Toronto, Vancouver ou Montreal mas tem o seu charme. O Canadá em si é um país mais "natureba" e totalmente outdoorsy!
Outra coisa, acho tudo muito longe aqui no Canadá, não dá pra pegar o carro e em 20 minutos visitar uma outra cidade como era nos EUA. Calgary fica há 30 min. de Cochrane e indo em direção as montanhas a próxima cidade, Canmore, fica há 1:30h! Eu estava pensando outro dia o quanto eu viajei nos EUA. Sem comparação com aqui! No meu primeiro ano lá fui pelo menos pra uns 7 lugares diferentes. Aqui só fui há 2!
É amiga, a gente tem que se adaptar e aprender a usufriur o que Deus nos deu... Quanto aos amigos virem, além de ID eles podem ir pra WA ou pra UT, né? ;-)
Beijocas

Sonho Meu disse...

Oi Cynthia,
Te conhecí la na casa da Denise Arcoverde, lembrase...no amigo secreto desse ano.
Bem to acompanhando a tua tragetoria no novo endereço. Deixei ate comments em alguuns post. Voce já foi em Sun Valley ? Se nao foi ainda, pega o carro e vai lá passear. O lugar é lindissimo e fica aí em Idaho. Minha cunhada mora lá há anos. So que agora ela tá de ferias na Espanha.
Idaho é lindo demais e vc tem razao.
Bjos,
me

Eliane Wyke disse...

Oi Cynthia, entrei no seu blog a partir do Blog da Leila (Stuck In Sack). Moro nos Estados Unidos há seis anos e, lendo seu Blog me identifiquei muito com vc. Noutro dia estava melancólica, com saudades do Brasil (sou carioca), da família, dos amigos, e, ao invés de "fuçar" o Orkut (para não dar mais saudades ainda dos amigos), resolvi "fuçar" Blogs e achar outras brasileiras morando por aqui. Estava me sentindo solitária, e, um pouco cansada de morar por aqui. Mas isso já passou (acho!), gosto daqui (moro em Williamsburg, VA), amo meu filhote (Danny, de dois aninhos), amo meu marido (americano também!), enfim... decidimos mudar de vida então temos de aguentar a saudade, não é ???

Um beijo para você e para sua família LINDA !!!! Fique bem, força e muitas felicidades !!!!

Unknown disse...

Cyn querida, passo por aqui sempre, mas nunca comento. Vc lê o comentário de uma pessoa q nem conhece nem da bola srsrs. Mas enfim, resolvi escrever, pq diferente do q vc disse sempre sonhei em conhecer Idaho. Sei lá acho q pelo nome, me agrada srsr. Viajo muito, todos anos, umas 3 internacionais pelo menos, mas realmente, se programar e gastar um dinheirão p ir p o interior é difícil. Mas sabe o que sinto falta? De vc colocar fotos da cidade!!!!! Da sua casa (só colocou uma de fora), das pessoas na rua, das lojas, nos mostre o dia a dia, ok?
Beijocas milllllll
Flavia

Anônimo disse...

Ei Cyn,
as vezes vc vai se surpreender! Concordo com o que falou, eh caro vir pra ca e se as pessoas vem querem conhecer NY, Washington, Las Vegas, etc.
Eu moro em Lancaster, PA, um buraco do tatu, a atracao local sao os Amish, nunca vi uma coisa tao sem graca, levei minha mae e nao levo mais ninguem!
Mas mesmo assim tenho recebido visitas todo ano! Gracas a Deus! Tudo bem que todo mundo quer dar um pulinho na Philadelphia, NY, etc, mas eles vem e se encantam com a paz e tranquilidade do meu backyard!!!
See ya!
Izabela

Daniele disse...

Isso tambem acontece comigo. Se eu morasse em uma regiao mais badalada, todos os meus amigos e parentes ja teriam vindo me visitar. Porem, moro em Utah, e nesses oito anos morando aqui apenas meu irmao e minha mae vieram me visitar.

Sabe, cada lugar tem a sua beleza, e quem acha que nao vale a pena visitar UT, ID, etc sao as que estao perdendo. Eu amo UT e nao sairia daqui por nada nesse mundo. Amo as estacoes super definidas daqui, as montanhas, as hiking trails, os lagos, os cavalos selvagens, o desert landscape, o powder snow que eh otimo pra esquiar no inverno...

Eu penso assim: De predio, praia, e concreto o Brasil ta cheio. Agora uma oportunidade de ver coisas diferentes como ir passear nas montanhas, ver o por do sol no deserto, ver os cavalos selvagens e os campos imensos que se perdem no horizonte... Ah... isso sim eu tenho pra mostrar.

Claudia disse...

ô lindona, que saudades de vcs aqui pertinho, de ir trocar visitinhas.. da Rebequinha que vou perder o aniversario de 1 aninho.. mas é a vida né? E ó, na nossa roadtrip pro Oeste, vou ai dar uma passadinha na sua casa pra tomar um suquinho tá?(café não é minha praia)hehehehe.. que passe a melancolia e continue nos mostrando como Idaho é lindo. :)

Claudia disse...

ah.. seu livro já foi! ;)

Anônimo disse...

É, realmente. Eu entendo bem isso. Quando morava em Lyon (Lyon! Uma das maiores cidades da França, tombada pela UNESCO, belíssima.) o povo já achava ruim. Sempre ouvia "ah, mas a gente só vai até Paris...". Anyways, quem te amar mesmo vai te visitar até onde o Judas parou pra beber água. :)

Anônimo disse...

OIE!!!
A tua soete eh que eu concordo com o teu husband!!!!hehehehe.Vou para te ver!!!Se bem que eu adoro o sertao e interior neh?Adorei o Snake river e aredores.Muito filme de faroete.A Rebecca dentuca entaom.Nem da para acreditar que ja passou um anoooooo.A clara esta orgulhosa de vc.Diz que sua dieta esta dando resultado.
Nao esqueca de planejar minha agenda masculina viu!Hehehehe.
Bjos

FKelley disse...

Eu sei como tu te sente Cyn. Eu to passando por isso tambem. Aqui em Vermont nao e muito diferente dai pelo que tu descreveu.
E tristinho mas no fim sempre vale a pena e a paisagem da uma alegria.
Beijinhos e cheer up.

Cristiane disse...

Oi Cyn,
Acontece a mesma coisa comigo quando digo que estou de mudança para Madison-WI. As pessoas nem conseguem falar o nome do Estado direito. Mesmo assim, já tenho muitos amigos que fazem planos pra me visitar. Não fica assim triste porque você ainda irá fazer muitas amizades pela região.
Abraços
Cris

Chrisão disse...

Ai ai, essa parte dos amigos afortunados me assustou um pouquinho! Não, mentira, me assustou foi muito!
Entrevista marcada para 01 de agosto... é mole ou quer mais?
Minha vida agora é rezar! ( até pq, ontem foi dia de Santo Antônio... tive que bater um papo sério com ele... hahahah )
Olha... vou te falar uma coisa...
eu te visitaria onde é que vc fosse morar! A maneira como vc descreveu Idaho, as fotos... pq não??? Que se dane a Sharon Stone!
Além do que... amigos de verdade não estão indo atrás dela...e sim atrás de vc! ( tá, eu assumo, se eu fosse pra Idaho hj, seria pra ver a Rebecca, afinal, ela é inédita na minha vida... e a vontade de morder ela é quase incontrolável! hahahah )
E mais... qualquer coisa nos EUA é diferente pra quem stá aqui! Claroooo que a casa branca parece legal nos filmes, embora seja menor que a casa rosa da xuxa... mas o fato de estar nos EUA já faz toda a diferença... em NY, Idaho ou Arkansas! ou aquele outro la... Utah ( nome de café! hahaha )
Cyn... VC faz o lugar se tornar o lugar mais incrível do mundo!!! Vc nem imagina a vontade que eu tenho de conhecer Idaho...graças a tudo que vc escreveu!
E quem sabe um dia não conhecerei né?
Um beijo enorme... amoooo seu blog demais!
Mordida na coxa pra Rebs... e... REZA AÍ VIU!!!
Saudades!

Anônimo disse...

Oii Cyn, eu adoraria ir te visitar, te conhecer, e também conhecer a Rebequinha, e pelo que vi nas fotos Idaho é lindo amo a natureza e seria muito bom passar uns dias aí, quem sabe se minha situaçao melhorar, a gente nunca sabe as voltas que a vida dá nao é? BEIJO GRANDE
OBS: VE SI VISITA MEU BLOG SENHORITA!!!!!! FAZ ANOS QUE NAO PASSA POR LÁ :(

Anônimo disse...

querida Cyn, que tristeza!!!Concordo qdo vc diz q muitos amigos n irão te visitar por falta de $$, mas isso aconteria em qualquer lugar. Concordo c o Brandon, as pessoas ião aí p verem vcs,e n artistas.Assim como me deu a maior satisfação dizer:fui ao States visitar minha filha, meu genro, ver minha neta nascer, tenho certeza q quem puder ir te visitar dirá com orgulho:Fui em Idaho, visitar minha amiga Cynthia.Qto aos locais p visitação é o q já te falei, NY foi maravilhoso,mas chega uma hora q cansa ver predios, o q n acontece com a paisagem natural, nascer do sol, montanhas, fins de tarde,isso podemos ver infinitamente sem nos cansarmos e mesmo sem sermos naturebas. Viva a vida, aproveite esse momento e deixe aw tristeza pra lá.
Cristina

Anônimo disse...

querida Cyn, que tristeza!!!Concordo qdo vc diz q muitos amigos n irão te visitar por falta de $$, mas isso aconteria em qualquer lugar. Concordo c o Brandon, as pessoas ião aí p verem vcs,e n artistas.Assim como me deu a maior satisfação dizer:fui ao States visitar minha filha, meu genro, ver minha neta nascer, tenho certeza q quem puder ir te visitar dirá com orgulho:Fui em Idaho, visitar minha amiga Cynthia.Qto aos locais p visitação é o q já te falei, NY foi maravilhoso,mas chega uma hora q cansa ver predios, o q n acontece com a paisagem natural, nascer do sol, montanhas, fins de tarde,isso podemos ver infinitamente sem nos cansarmos e mesmo sem sermos naturebas. Viva a vida, aproveite esse momento e deixe aw tristeza pra lá.
Cristina

Laurinha disse...

Querida, morar longe nos ensina tantas coisas! Vou ser um pouquinho do contra e concordar com o seu marido nesse assunto. Aprendi a ser mais seletiva tambem com quem EU quero na minha casa. Porque a galera tira vantagem da casa amiga, das portas abertas e do coracao grande, sim. Eh bom viajar, ir conhecer um pais diferente sim, e tudo aquilo que voce falou. Mas eles tem que primeiramente vir por voce e pela sua familia, porque quando a gente esta com quem a gente ama, QUALQUER lugar eh interessante!
Tambem me formei em Turismo, ve que interessante!
Beijos

Maria disse...

Engracado lendo o seu post me fez lembrar de quando fomos visitar um casal de amigos nossos no Kansas, a moca da agencia de viagem que nos atendeu aqui em Londres ficou curiosa querendo saber porque tinhamos o Kansas incluido no nosso itinerario e nao acreditou quando dizemos que iriamos visitar um casal de amigos....Depois sempre que comentavamos com alguem o nosso itinerario todo mundo conseguia entender os outros lugares mas nao o Kansas...rs
Nos ainda fazemos certas viagens so pelo prazer de reencontrar velhos amigos e estar com pessoas que gostamos,mas concordo que 'e raro.
Beijos carinhosos
Mari

Anônimo disse...

You really make it appear so easy with your presentation however I to find this topic to be actually one thing that I
feel I would never understand. It kind of feels too complex and extremely huge for me.
I am having a look ahead on your next post, I will try to get the cling
of it!

Also visit my site; paleo diet plan