quarta-feira, outubro 31, 2007

Dreams...

Engraçado... eu sempre tive sonhos, mas ultimamente pensei que não conseguía mais definí-los, ou separar sonhos, conquistas, e...viver a realidade e as possibilidades que a vida oferece.

Comecei a pensar bem no assunto depois de assistir um programa da Oprah semana passada. O show não era bem sobre os sonhos, mas sobre como enfrentar, ou estimular, ou viver uma vida que sabemos que está prestes à não existir.

No programa mostraram um homem (mais ou menos 40 e poucos anos), bem-sucedido, com 3 filhos, todos menores de 6 anos. De um dia pro outro ele decobre que tem câncer no pâncreas. Depois de 1 anos e mil e uma sessões de quimioterapia ele sabe que, certamente, tem menos de 4 meses de vida. Ele é um professor e fez uma palestra na Universidade que dá aula...que vira uma lição de encorajamento pra muita gente, e um dos vídeos mais assistidos no YouTube.

Assistindo aquilo, você meio que paralisa vc mesmo, e pensa...e se fosse comigo?! Eu vivo esse drama na minha família, mas mais uma vez, é um "reality check". Será que deixei de fazer alguma coisa que realmente devería ter feito? Quais são os meus planos? Os atuais? Os de infância? Será que os realizei? Será que vale a pena lutar por alguma coisa mais?

Independente, cada um tem a sua convicção. Têm quem acredite que vai pro céu. Alguns menos certos acham que vão pro inferno. Outros não acreditam em Deus e acham que a vida têm que ser vivida ao máximo. Eu acredito que um dia será possível para muitos terem uma vida feliz, e eterna, na Terra. Mas independente de quando isso aconteça, no momento, todos nós temos sonhos imediatos. Seja (como eu) aquela tão sonhada casa, como aquela bolsa, aquele sapato, entrar naquela universidade, achar a cara metade, viver o romance da vida, ter um criança saudável, fazer aquela viagem ou...ser respeitado no emprego.

Ninguém vive por...viver. Seja a longo or curto prazo, todo mundo tem sonho, uma expectativa, um "porquê".

E foi aí que...depois do programa que assistí, comecei a me questionar. Lá, a pessoa em questão que está prestes à morrer, lembrou da importância dos sonhos de criança. "Quais eram os seus sonhos?" "É possível realizá-los". "Há que preço?" Imagine a situação?

Parei pra pensar nos meus sonhos de criança, e...de juventude. Porque eles têm tudo à ver com o que sou agora. No que lutei pra conseguir e onde estou na vida.

Pra começo de conversa, quando parei pra pensar...meu sonho era primeiro morar no exterior, aprender inglês, experimentar outra cultura. Viver uma experiência totalmente diferente do que sempre viví no Brasil. Não era só um sonho...mas uma certeza. E embora as coisas tenham acontecido meio do aveso, no fim...tudo se encaminhou do jeito que sempre....sonhei.

Do resto.... o meu sonho não era muito diferente de meia metade das mulheres. Se meu travesseiro falasse, diría que eu quería viver aquela vida mixuruca, careta, mas cheia de significado. Quería só mesmo é amar e ser amada. E viver naquela casinha aconchegante, com cerquinha branca, com umas duas crianças saudáveis. O que mais importava no meu sonho era ter um marido que me amasse incondicionalmente, e que disesse que me ama dia após outro. Sabe né... aquele sonhozinho básico que é super simples no papel...mas a realidade....é totalmente outra história!

Super piegas...mas vai dizer que não é a realidade?! Se você me dizer que quer morrer sozinha...juro que não acredito!

Tudo isso pra dizer que semana passada, depois da Oprah, percebí que estou vivendo meu sonho! Me sinto realizada pessoalmente, amando e tendo um marido que me diz todo-santo-dia, que me ama. Sabe, chega de reclamar e tentar achar pêlo em ovo! Parei de pensar que preciso emagrecer, e achar emprego, e comprar uma casa pra só depois curtir a minha vida, que acho ser, perfeita. Isso porquê nunca será! Mesmo que tivesse tudo o que quero, sempre vou achar mais o que fazer, onde melhorar, e também, onde achar um defeitinho. É lógico que tenho ambições...minha vida por agora não é "só" isso.

Mas além de tudo, além de viver numa 'constante busca', preciso é parar e viver meu sonho... que é uma realidade. Sabe, curtir! Aproveitar! E entender que....o que vier, é lucro.

Acho que têm muita gente (como eu fui) que vive correndo atrás do vento. Sem perceber que... estamos vivendo a realidade de sonhos antigos, e mesmo assim...continuam angustiados com outras coisas. Não pra mim, mas para você.....Será saudável uma eterna busca? É isso mesmo o que você quer? Até quando? Quando é que um sonho é mais do que sonho? Sonhos têm limites? Se não...quando é que vc pára de correr atrás de novos sonhos e relaxa e curte os anteriores?

Sabe, às vezes é bom pensar....

18 comentários:

Ingrid de Oliveira disse...

Oi, Cyn!!
conheci seu blog através da Cristiane e tenho que confessar que a-do-ro suas reflexões!
Realmente somos reflexo do que sonhamos...e como os sonhos são infinitos a tendencia é nunca se sentir satisfeito.
Tenho consciência de que sou muito feliz e que meus sonhos realizados e a realizar me tornam uma pessoa completa. Graças a Deus como vc, tenho o meu amor que me fala todo dia que me ama... vamos nos casar ano que vem e com certeza esse sempre foi meu sonho. Mas qual mulher que não sonha com isso, não é mesmo??
Beijos!

Ingrid de Oliveira disse...

Oi, Cyn!!
conheci seu blog através da Cristiane e tenho que confessar que a-do-ro suas reflexões!
Realmente somos reflexo do que sonhamos...e como os sonhos são infinitos a tendencia é nunca se sentir satisfeito.
Tenho consciência de que sou muito feliz e que meus sonhos realizados e a realizar me tornam uma pessoa completa. Graças a Deus como vc, tenho o meu amor que me fala todo dia que me ama... vamos nos casar ano que vem e com certeza esse sempre foi meu sonho. Mas qual mulher que não sonha com isso, não é mesmo??
Beijos!

Aline Godoy disse...

Oi querida!

Agora vc me fez para e pensar. Estou correndo atrás do vento e preciso parar c/ isso.

Vou trabalhar agora e depois curtir o feriado e tentar voltar p/ realidade c/ algumas decisões tomadas.

Só vim aqui p/ te agradecer por abrir os meus olhos. Esse teu post c/ certeza foi p/ mim. Obrigada!

Bjos

Sergio e Marilena disse...

Olá Cyn,

Eu me sinto uma pessoa totalmente realizada. Tenho um marido maravilhoso que prova que me ama o tempo todo, tenho 3 filhos que são a maior alegria da minha vida e agradeço o tempo todo a vida maravilhosa que tenho.
Sonhos???? Tenho muitos mas minha felicidade não depende de nenhum deles. Eu só tenho a agradecer o tempo todo, nada mais a pedir.

Excelente post.

Um abraço,

Marilena

Depois dos 25, mas antes dos 40! disse...

Nossa Cyn, qdo comecei a ler seu post pensei: Caiu como uma luva. Passei a noite ontem chorando extamente por causa disso: estou vendo a minha vida e não é muito do q sonhei. Mas acho que são fases em q nos reavaliamos. Ninguém é feliz o tempo inteiro, isto é ilusão. É saudável, de tempos em tempos, pararmos e vermos qual o rumo q a vida está tomando, mesmo q seja p, como vc, descobrir q ela es'tá indo no caminho certo. Fico feliz por vc. Olha como o mundo a vida é, um dia vc coloca foto de uma pessoa chorando e preocuopa a todos, agora manda um post feliz desses!!! Que bom!!!
Sobre seu amore da Turquia, que legal!!! Amei aquele país, mas acho, q nunca, em tem tempo algum namoraria um turco, são meio gorsseiros srsrs. Depois entra no meu orkut e veja as fotos. Está como Flavia Mariano.

Beijocas

Dona Minhoca disse...

Sonhos. Estive pensando muito nisso por causa da aproximação do meu aniversário e o indefectível balanço de mais um ano de vida. Muitas vezes tenho medo de não realizar os meus, sabe? Mas um grande amigo sempre me diz "life is what happens while you're making plans". Eu acredito nisso.

Cheers! Fla disse...

Oi Cyn, amei seu post. Sabe, pela primeira vez na minha vida nao ando correndo atras de nada. Por enquanto nao estou trabalhando e apesar de amar o que eu faco estou curtindo a Victoria. A cada dia amo mais ficar com ela e a vida que estou levando nesse momento. Sei o que quero e vai chegar a seu tempo, entao por enquanto... eh soh viver :-)

Sonho Meu disse...

Oi amiga,
O sonho meu, o que eu sonhei pra minha vida, é tudo isso que tenho.
Marido americano...trinta anos de casada...um cachorrinho...dois filhos...um apartamentozinho pequeno mais aconchegante e a felicidade de morar aqui.
bjos e bons sonhos pra vc.
me

like Bridget Jones... disse...

Oieeeeee

Sabe, é isso que eu tento alertar prás minhas amigas, muitas reclamam da vida, de onde moram, que nao tem namorado, que tá sem trabalho, que isso ...que aquilo.....
Quando na verdade, elas estao super BEM e nao conseguem enxergar o quanto elas estao bem e/ou tem de bom, porque ficam olhando e se comparando com outras.

Sonhar é bom, mas sonho realizável é essencial prá lutar e ir atrás daquilo que as pessaos querem.
Sonhos irrealizáveis, também é gostoso sonhar, afinal, nao custa nada...rs... (hello Brad...!)

Tem pessoas que dizem que sonhando e idealizando mentalmente chegamos a conseguir o que queremos na vida real....

Sonhos, aqueles que a gente tem quando dorme, prá mim, sempre quer dizer alguma coisa...
rs..
Bom, isso na minha opiniao, porque, nao sei o que acontece comigo, mas sempre alguma coisa tem a ver, ou 100% daquilo que sonhei acontece!
ah, sei lá....

MAs tô com vc, vamos viver a vida, o nosso sonho realizado e bola prá frente!
8-)

Beijao e bom final de semana!

Angel

like Bridget Jones... disse...

Ah, itália é também a terra dos meu avô Angelo !
Só que ele é nascido em Lucca, na Toscana, e um dia, se Deus permitir, vou prá lá, com o endereco na mao, da minha bisavó.
Lógico que ela, lá nao mais está, mas vai ser uma emocao ver onde eles moraram, na rua...conhecer a cidade...e a regiao que parece ser linda...
É um sonho que tenho também...mas tudo tem o seu tempo...rs...
beijusssssssssss

angel

Ana Paula Soldi disse...

Tenho muitos sonhos realizados o de ser mae por exemplo é um sonho que tive na adolescencia...passou e a uns 2 anos voltou e pude ter meu filho sem problemas, e vejo que com ele posso sentir a vida de outra maneira, mais tranquila aproveitando cada momentinho, amei o post sem duvida nenhuma vc tem o dom da palavra.beijos

citacastro disse...

Amei o seu post porque reflete exatamente o que penso. Acho uma pena o fato de que por muitas vezes corremos atras dos nossos sonhos e nem percebemos que ja estamos vivendo muitos deles. Eu procuro esta sempre atenta para nao deixar de ser feliz no momento presente. Acho que o maior segredo da felicidade e sermos gratos pelas nossas conquistas mesmo que sejam essas pequenas.
Beijos
Mari

* Leda disse...

Oi Cyn, belo post!
É isso mesmo, em alguns meses atrás estava assim insatisfeita, apesar de estar nesse momento vivenciando os meus sonhos antigos!Pq??? Ñ estava saldável para mim, nem para minha família! Por isso escrevi aquele post "São tantas emoçoes" que vc deixou um comentário!
Amo vir aqui, amo ler o q vc escreve!Adoro posts que nos fazem pensar!Bjs

Euzinha disse...

Pois é, isso é mto bom de se pensar, a gte parece que vive esperando a felicidade, sem se dar conta que temos que vive-la hj, pq nao sabemos cmo vai ser o dia de amanha.
Bjo

Cristiane disse...

Oi Cyn!

Este post foi incrível! Realmente acontece para muitas pessoas que insistem em querer ter ou vivenciar só aquilo que elas ainda não têm.

Acredito que o mais difícil nesta história é conseguir visualizar que os objetivos desejados já foram atingidos. Na prática não é fácil e eu fico feliz por você ter se conscientizado que os seus planos já foram alcançados. Os planos que virão também serão celebrados, mas nunca se esquecendo dos que já ocorreram.

Às vezes, eu acabo me perdendo nos meus sonhos e peco em não agradecer pelo que já consegui, mas sempre procuro ter em mente seu raciocínio. Se eu for pensar bem, hoje já consegui praticamente tudo aquilo que eu tinha almejado quando criança e adolescente, então não tenho do que reclamar...

Realmente foi um excelente post! Parabéns! Beijos

Pryscilla disse...

A felicidade te inspirou nesse post, ne.. preciso te ligar. bjs

Sonho Meu disse...

Oi Cynthia,
O premio tá lá no meu blog. Gostaria de repassa-lo, pois vc mais que ninguem merece-o.
bjos,
me

Anônimo disse...

Gosto muito deste post, muito true! Me fez perceber o qto as vezes deixo d curtir o presente e perceber q estou tbm vivendo a realidade de meus grandes sonhos antigos.