segunda-feira, dezembro 03, 2007

Graus de Separação

O perna-de-pau liga para o celular do craque.

- Alô, é o Romário? Aqui é o Cláudio Clara-de-Ovo

- Cláudio o quê?

- Clara-de-Ovo, do Juventude.

- Não te conheço. Vou desligar. O futevôlei vai começar.

- Não, peraí. Sou amigo do Rafa-Três-Em-Um, que jogou no Criciúma com o Fritz-Dogue-Alemão, que é amigo do Caiçara, que foi seu parceiro no Fluminense.

- Ah, o Caiçara é meu peixe.

*fonte: Revista Pesquisa Fapesp

Não é a primeira vez que me deparo com isso. Estou num local longe de ‘casa’ e conheço alguém que já morou em algum local que eu também morei, ou que estudou numa escola que eu estudei, ou que é amigo do ciclano, que é amigo do beltrano, que eu também conheço. E nesses momentos, de novo, a gente solta um “como esse mundo é pequeno!”.

Já perdi a conta de quantas vezes eu disse essa frase. E parece que quanto mais longe eu vá, menor o mundo fica.

Isso ficou mais aparente depois que mudei pra Idaho. Pois é, quem diria que em Idaho…uma situação dessas fosse acontecer…

Maldito (ou bendito) Orkut. A gente vai chegando num lugar que pensa que encontrar brasileiros vai ser tarefa árdua, e percebe que…é pura bobagem. Logo, logo…depois de encontrar alguns tupiniquins perrdidos no Estado das batatas, que deparo com outra Cinthia (o nome só um pouquinho diferente) e que tem exatos 30 anos como eu. Bom, conversa vai, conversa vem, e descobrimos que ela é de Pouso Alegre, uma cidade em Minas que eu morei quando pequena, e que desde então passei muitas das minhas ferias lá.

Pouso Alegre não é como Jacutinga que tem pouco mais de 25 mil habitantes. Acredito que Pouso Alegre tenha mais de 150 mil, ou seja, já não é mais cidadezinha pequena onde todo mundo se conhece. Mas, não é que descubro que ela é amiga da minha melhor amiga de lá? E que estudou na mesma escola que eu, e que se bobear, até já nos esbarramos antes?

A gente se encontra e a cada conversa, mais coincidências encontramos. Agora, vai dizer que esse mundo não é pequeno?

Lembrei que uma vez escutei algo sobre ‘graus de separação’. Acho que você já deve ter se deparado com o assunto... Enfim, alguém criou uma teoria, querendo enfatizar justamente o que acontece quando nos deparamos com esse tipo de situação… quando no fim das contas, você e a pessoa que está conversando, acabam se dando conta que tem conhecidos em comum.

Fiz uma procura rápida na internet sobre o assunto, e o Uol diz que a idéia é que existem apenas seis graus de separação, ou seis laços de amizade - ou seja, apenas um punhado de pessoas entre você e qualquer outro indivíduo no mundo. É a (agora fiquei sabendo que famosa) Teoria dos 6 graus de separação.

E isso fica mais aparente agora com a internet. Segundo o Uol, “uma experiência na qual internautas foram convidados a encontrar um de 18 desconhecidos usando suas conexões online demonstrou que em média apenas cinco a sete etapas foram necessárias, com a ajuda de amigos e conhecidos”.

Acho a teoria muito interessante, e em certo ponto, realista. Hoje há projetos como Vizster que tentam provar a tese.

Demais, né? Como lí por aí, isso quer dizer que…Você e o papa, Bush e Bin Laden, Brad Pitt e sua Irma, pois é, de uma forma ou outra, podem estar ligados.

Mas e você, tem uma história dessas pra contar? Ou será que isso só acontece comigo? rs

Uma matéria interessante sobre o assunto você pode ler aqui

PS.: Meninas, logo tento escrever sobre crianças bilingues, ok?

16 comentários:

Cheers! Fla disse...

Oi Cyn, pergunta: Vc ja nao tinha encontrado outra pessoa ai em Idaho que conhecia alguem que vc conhece? Ou serah que estou imaginando isso?

Aqui em Lincoln ainda nao aconteceu nao, mas qdo motava na Suica, aconteceu algumas vezes. Eh estranho neh? Com meu irmao e meu pai acontece direto, eh incrivel!

Bjs.

Sergio disse...

Comigo sempre acontece tambem. Em Atlanta eu conheci uma moça que trabalhou aqui no Brasil com uma amiga minha. E descobri quando fui ver umas fotos dela e minha amiga estava lá, na praia com ela. Depois descobri que a irmã dela estudava com meu sobrinho na faculdade.
Qual será o nosso grau de separação???!!!

Marilena

Unknown disse...

Comingo raramente acontece... sinceramente nem lembro qdo foi a última vez que aconteceu. Sempre morei em cidade muito grandes e em apartamentos. Ai já viu, né? Cada um por si...

Beijocas

Cristiane disse...

Isso também acontece comigo de vez em quando. Esses dias conheci uma mulher que me achou no orkut através de uma comunidade da Universidade de Masidon. No meu perfil não tem quase nada sobre mim, mas fomos conversando e descobrimos que além de também estarmos no momento morando em Brasília, fizemos o mesmo curso, o marido dela dá aulas onde me formei, ela é gaúcha e conhece a microcidade onde parte da minha família mora lá no Sul. E agora estamos mudando pra Madison! Incrível, né?
Beijos

Lucia disse...

Tenho certeza de que ja me deparei com umas pessoas assim, mas agora nao estou conseguindo me lembrar direito. A unica que me vem na cabeca e' uma menina chamada Luciana Misura. Ao encontrar sem querer seu blog na internet, vi que estudamos no mesmo colegio, na mesma epoca em Niteroi, RJ. Ela devia ser uns anos mais nova, mas provavelmente devemos ter nos esbarrado la no passado. Interessante isso. E agora ela tb mora aqui nos USA, mas em Seatle. Mundo pequeno mesmo.

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

xxx disse...

Adorei seu post! Isso acontece muito comigo. Em setembro eu tive dois casamentos no mesmo dia de pessoas que não se conheciam e no final descobri que o primo de uma das noivas era um grande amigo meu e também tinha sido convidado para ambos os casamentos. Que confusão!!
Beijos!

Scliar disse...

hehehe A Terio do MundoPequeno é muiiiito legal.Eu sepre propunha para os meus alunos escolherem alguem para tentar o contato... E aparecia coisas louquissimas, da Rainha da Inglaterra ao Papa. Geralmente funcionava e se chegava lá. Agora de coincidencias estranhas, a da Bibi é demais. Morava em Florianópolis, foi a Sampa. entrou no metro, sentou... Quem entra e senta do lado dela? O viziho de Florianopolis! Kkkkk

Boas Vibrações disse...

passei por aqui para dar uma espiadinha ... lembra de mim?
eu numca mais tinha blogado mais hoje estou sem sono...coisa rara e resolvi mandar boas vibrações para amigos blogueiros beijos ....
seu bebe esta muito fofo

Sonho Meu disse...

To aqui longe de casa...nao, nunca conhecí ninguem que conhece a minha amiga ou minha irma. hehehehe
Mas ultimamente to conhecendo um montao de brasileiros em shopping e supermercado. Uma até falou... "Brasileiro é igual praga...se encontra em todo canto".Vixe!!!!!
bjos,
me

Laurinha disse...

O unico jogo parecido que eu conheco eh aquele que eles fazem por aqui com relacao ao ator Kevin Bacon "Six Degrees of Kevin Bacon"

Eu fiz amizade com umas meninas brasileiras pernambucanas que moram aqui nas mesmas condicoes que eu, casadas com americanos, e com filhos pequenos. No nosso grupo tambem tem 1 baiana, 1 cearence, 1 paraibana, e 1 gaucha. Mas nenhuma delas conhece alguem que eu tambem conheco la na terrinha.
Mesmo assim, eh sempre otimo fazer novas amizades, especialmente assim em terras tao distantes

Anônimo disse...

Oi Cinthia, esse mundo é minúsculo! Já encontrei muita gente que conhece fulano, que conhece beltrano. É engraçado mesmo. Veja o filme com o Will Smith sobre 6 degrees of separation, é ótimo!

bjs

Angela disse...

ahhhhhhhh... AGORA vou contar uma!!! rs ...
Foi assim, fui prá um país, fazer turismo e visitei uma amiga minha lá, daí conversa vai conversa vem, a gente (nen sei mais porque )contou um caso de um amigo nosso, que foi ajudar com as malas de ums parentes deles e a mala estav aberta e caiu um vibrador da véia no chao...rs...
Nosso amigo fez de conta que nao, viu...
conversa vai conversa vem, ficamos sabendo que o marido dela é de uma cidade do interior de SP....resumindo meus amigos conhecerm o tal parente de idosos !!!! e os pais dos meus amigos, até tem amizade!
Depois dessa, eu prometi a mim mesma ponderar a minha língua!

Bom, bom fico por aqui ti desejando um Bom final de semana !

**_____*__*____________
_________*___*___*__*_______******
__________*___*__*________**::::::::**
______________*__*_______**::::::::::**
_______________*__*_____**:::::::::::**
________________*__*___*:::::::::::::**
_________________*_*__*::::::::::::::**
_____**********____##*::::::::::::**
___**:::::::::::::::::::* ^^*::::****::::**
__**:::::::::::::::::::::*^^^**:::::::::::::**
___**:::::::::::::::::****^^^*:::::::::::::**
_____**:::::::::::**:::::::*^^*:::::::::::**
__________****:::::::::::::*^*********
____________**:::::::::::**
___________**::::::::**
____________******
bjossssssss da Angela

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Cyn, novo post para dizer que essa teoria é verddeira sim!!! ontem descobri que estou a duas pessoas do sílvio Santos!! Na hora pensei nesse seu post.

Beijocas

Claudia disse...

Isso já aconteceu comigo várias vezes.. a Monica por exemplo, foi uma dessas, que estudou na mesma escola, morou ate na mesma area no Rio e soh fui conhecer aqui...

Anônimo disse...

Oi amiga!!!! Também te amo.....viu.
Não se preocupe, se sair o casamento...vai demorar um pouco....no mínimo 2 anos rsrsrsrs não caso sem sua presença, pode deixar.....bjs