quarta-feira, junho 10, 2009

Indeed...Everything Is Working Out.

"Congratulations...you passed. It will be a honor to have you as an American Citizen."

Então...foi mesmo fácil! A ansiedade é que sempre acaba comigo...pra variar...

O processo...(todo?!). Ok.

Pra quem já está meio caminho andado, já sabem... primeiro vão os formulários para conseguir o green card provisório (permanent residency). Os meus enviei em Junho de 2005. A nossa entrevista - minha com o meu marido, o 'Sponsor' - aconteceu 9 meses depois, em Março de 2006, tudo isso enquanto eu morava em Virginia. Dalí uma ou duas semanas recebi o cartãozinho...que de verde quase não tem nada. Para outras conhecidas, demorou um pouco mais ou um pouco menos o processo.

Essa situação permanece por 2 anos, até que eles verifiquem que o casamento é pra valer. Manda-se um outro formulário, comprovantes que tudo continua 'firme', e então, tudo aconteceu bem rápido e logo fui chamada para os 'fingerprints' (digitais). Não sei se o motivo era porque estava agora morando em Idaho, mas acho que o green card permanente veio em uns 3 meses.

Espera-se mais um ano, até que passem 3 anos desde a data que o primeiro green card foi dado, ou seja, Março deste ano. Quer dizer, a entrada com o formulário para Naturalização pode ser dado até 3 meses antes da data dos 3 anos, mas eu esperei um pouco mais... as taxas estão aumentando cada vez mais...só a taxa deste último formulário foi $695.00.

E eu que estava esperando mais ou menos o menos processo do green card...ou seja, uns 9 meses, estou admirada com a rapidez. Também não sei se o motivo é por, de novo, estar em outro Estado, mas agora, em menos de 3 meses já fui chamada para a entrevista.

Desta, só é necessária a minha presença. No dia que tirei as digitais - já no fim de Abril - me deram uma lista extensa dos documentos que deveria trazer e uma brochura com 100 questões que deveria estudar. Destas eles perguntam 10, sendo que tenho que acertar pelo menos 6. Hoje eu acertei as 6 primeiras e ele não teve que perguntar as 10 (?).

Bom...dalí um mês recebí outra carta com a data da entrevista. Pedem que vá de traje apropriado, e claro, que chegue na hora. Hoje, quase ninguém lá. Eu e mais 3 pessoas. O entrevistador muito bem humorado quebrou um pouco o gelo, porque eu estava pra lá de tensa. Confirmou todas as informações baseada no formulário que enviei, fez as perguntas, testou meu inglês escrito e falado (apenas uma sentença em cada - bem fácil) e só!

Disse que meu 'profile'será indicado para naturalização (o que do jeito que ele fala parece ser uma coisa certa) e que em breve eu receberei uma carta com a data da cerimônia. Ele pensa que será agora em Julho...o que quase caí de costas...rápido assim?!

Enfim...é isso. Não que ser cidadã dos Estados Unidos fosse um sonho de consumo meu (pra mim, apenas ter a possibilidade de estar legal no país e perto da família já me basta)...mas, como dizem aqui...WHY NOT?!

Que venha a cerimônia então.

9 comentários:

Aline Godoy disse...

Congrats Honey!
Qtas conquistas, huh!? Vc merece!
Bjos c saudade...

camila disse...

PArabens!!!
Nossa, que rapido hein? Eu mandei o meu essa semana, daqui a 2 semanas eu viajo, tomara que eu nao receba nada enquanto estiver fora... Mas acho que nao ne?
Virar cidada tambem nao e meu sonho de consumo, mas facilita a vida, entao, como voce disse, WHY NOT?
Obrigada pelos detalhes!

Lucia disse...

A cerimonia tb eh vapt vupt e meio bobinha. Nossa, agora vc me fez lembrar que ja fazem mais de 10 anos que eu e minha familia tivemos a nossa.

Congrats, girl! Bjos

Menina Dedê disse...

Parabéns! Agora não tem mais que se preocupar com formulários e prazos. Mas que lista de documentação tão grande é essa? Estou curiosa porque já vi que dá pra eu fazer esse teste ano que vem.

Carol Vidal disse...

CONGRATULATIONS!!!!
You did it!!!

Daniele disse...

A meu processo tambem foi rapidinho, assim como o seu. Paraben Cyn!!!

Patricia disse...

Cyn!
Congratulations!
Green Card pode ser revogado a qq momento.. Se vc pode pq não ser cidadã? Vc não está deixando nada pra trás, apenas adquirindo uma nova cidadania.. :) Eu sei q muita gente bombardeou os eua durante anos, mas pra falar bem a verdade, vc ainda está num dos melhores países do mundo, onde seus direitos são respeitados. Então parabéns de coração! Eu estou aguardando minha residencia feliz da vida.. E com certeza vou querer ser cidadã, até pq já me sinto cidadã Canadense! █ ♣ █
Beijos!

Cheers! Fla disse...

E o meu, eu fui lah de manha ai a mulher falou para mim: "Entao tah, vc pode voltar aqui de tarde a tal hora que a cerimonia vai acontecer".
Muito engracado, o Paul foi trabalhar e eu estava sozinha com a Victoria, ela nenenzinha de tudo (2 meses), eu era uma das ultimas (depende de onde vc senta, vc sabe qdo vc vai ser chamada (pelo menos em VA), mas o cara que fez a cerimonia (quem acha pensa, demorou 10min) me viu com a Victoria e falou: "Se ninguem se importar, tem uma pessoa com uma nenem pequena, serah que ela pode ser a primeira?" ninguem falou nada, ai ele me chamou e eu fui com a Victoria receber o certificado.

bjs e boa sorte!

Anônimo disse...

Hi there, I discovered your website via Google while looking for a similar topic, your site came up, it looks good.
I've bookmarked it in my google bookmarks.
Hello there, simply was alert to your weblog through Google, and found that it is really informative. I am going to be careful for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Lots of other people can be benefited from your writing. Cheers!

Stop by my homepage GFI Norte