sábado, setembro 19, 2009

A menina dos olhos azuis...

Os olhos claros sempre me atrairam - quem me conhece sabe disso. Mas mesmo assim, nunca esperei em ter um filho(a) com olhos azuis.

Daí veio a Becca, que eu esperava ter cabelos e olhos castanhos como os meus - porque eu sei que os olhos castanhos geralmente prevalecem em um casal como nós ,de ‘olhos diferentes’, nunca esperei por olhos claros. Bebê quando nasce, nos primeiros dias e as vezes semanas, os olhos ficam assim, meio acizentados. Eu pensei que logo escureceriam e, pra falar a verdade nem pensava nisso, mas daí eles começaram a clarear e clarear, e lá estão, do jeito que são….

E aí, principalmente quando ela era menor, sempre tinha aquela comparação. No supermercado por exemplo, as pessoas elogiavam mas não sabiam se se dirigiam a mim como mãe ou babá da criança. Quando eu falava que era a mãe, logo vinha o comentário: “Ahh, mas tem os olhos do pai!”. E é aí que eu dizia com entusiasmo que não…o pai tem os olhos verdes!

Engraçado como todo mundo logo chega a conclusão que os olhos são de um ou do outro. Deu pra perceber que não somos uma família comum. Os meus são castanhos, o Brandon tem os olhos verdes e a Becca azuis. Mas veio de algum lugar, né? Sim…o avô paterno, os primos americanos tem olhos azuis, assim como a minha avó tinha os mais lindos olhos azuis que já ví. Minha tia que não sobreviveu quando bebê também. Deve ser a combinação, sei lá. Mas eu não gosto aumentar isso mais do que é. É bonito, é. Mas só….não é um ‘big deal’ como a muitas pessoas fazem.

As vezes vejo mães que geralmente, casam com estrangeiros e tem um bebê de olhos claros fazem um fuzuê por conta disso. Parece que ganharam na loteria. Ou, ainda nem dá pra saber, mas vão lá e tiram uma foto bem de perto do olho do tadinho e dá aquele flash que parece olho claro...pra quê?! Olho claro é bonito, mas peraí, sem exagero né. Do jeito que alguns agem até parece que a criança será mais bem sucedido que os pobrezitos de olhos castanhos, o que não é pingo de verdade.

Update: Sei que a maioria das mães não tiram fotos dos filhos de perto por causa dos olhos, mas como mencionado pela Luciana, para mandar para familia e amigos distantes, mandar pelo computador, e até por qualquer outra razão que não sabemos. A minha menção é em relação a quem faz de propósito...

Eu simplesmente quero que minha filha seja normal, independente da cor dos olhos. E ainda bem aqui nos Estados Unidos, ela é “as normal as she can be”. Porque de 10 na classe dela, uns 7 são exatamente como ela.

Mas aí lá vem outro pimpolho no pedaço. Vou mentir se disser que não tenho preferência…. Gostaria de um menino de olhos castanhos como o meu, rs. Só pra variar um pouco, ouvir alguém dizer que se parece comigo, sabe como é?!

Mas, brincadeiras a parte, será sim é muito amado(a)…não importa se pareça-se mais com um ou com outro…porque aqui em casa, tem pra todo o gosto!

16 comentários:

Aline Godoy disse...

Amem! e que venha esbanjando saude!!!!
Beijossssssss

Anônimo disse...

Cynthia

Acho que aconteceu alguma coisa com sua idade no "quem sou eu". Veja só como está aparecendo por aqui,copiei e colei exatamente como estava
Cyn, 69 anos, morando agora no Estado de Utah...???
Que bom que gostou da dica da TV!
Bjs
Valéria

Luciana Svilpa disse...

Oi Cyn, parabéns pelo novo bebe! Voce esta de quantas semanas?

Me identifiquei com esse post (exceto pela parte do flash, que evito ao maximo usar, ja que uso camera SLR e lentes macro), porque tiro muitas fotos dos meus filhos bem de pertinho, inclusive as fotos em cima da minha cama sao bem close-up. Uma das razões - além do fato de realmente destacar os detalhes do rosto que sao as coisas mais marcantes nas criancas, nao? - é por causa da impossibilidade da minha mae ver detalhes. Ela esta quase cega (ela tem Retinitis Pigmentosa que é pigmentaçao da retina, e nao tem cura) e me pediu por fotos de close-up dos netinhos, no que eu respondi que tinha comprado camera e lentes semi-profissionais exatamente por esse motivo. Em fotos de corpo inteiro, ela nao consegue ver detalhe nenhum.
Eu sempre achei que fotos de pessoas tinham que destacar bastante o rosto, inclusive nas minhas aulas de fotografia eu sempre usava uma lente especial pra tirar fotos de estranhos que mostrassem os detalhes, todas as ruguinhas hehehe.
Mas tai algo pra voce considerar, de repente existem razoes outras que "mostrar a cor dos olhos" em fotos de olhos/rostos de bebes, embora os olhos sejam realmente a parte mais importante, mais "janela da alma" que existe.
Aposto que sabendo dessas variacoes voce vai ficar bem menos incomodada com isso! Tenho certeza que voce nao estava falando das minhas fotos, mas de repente as pessoas que vc se referia pensam da mesma maneira que eu ou precisam mostrar fotos pros avós no Brasil (que mesmo sem cegueira, sempre tem dificuldades de ver detalhes em tela de computador)?
Beijao!

Cyn por ai... disse...

Luciana,

De forma alguma estava mencionando vc, pra falar a verdade o que vi foram algumas fotos no Orkut the brasileiras casadas com estrangeiros que tinham essas fotos de perto com o comentario embaixo fazendo mencao aos olhos.

Eu tambem tiro foto de perto, e tirei da Becca, de preferencia sem flash, exatamente como vc falou, para os parentes distantes poderem ver no computador a feicao, etc...e tbem pra guardar para a prosperidade :).

Agora, da pra perceber a intencao qual eh e quando eh. Cada um faz o que quer, so acho que algumas maes vao 'overboard' e fazem um big deal disso.

Alias, eu preciso voltar no seu blog, porque da ultima vez vc ainda estava gravida :)

Cyn por ai... disse...

Mas de qualquer forma, vou considerar o que vc disse...:)

Cheers! Fla disse...

Oi Cyn, engracado que qdo a Victoria nasceu o pessoal nao parava de me perguntar se os olhos iam ser azuis que nem do pai, me irritava muito, mas eu sei que nao falavam por mal, era soh que no Brasil eh um big deal. Nem o meu avo tendo olhos lindos azuis e o Paul tbem nao ajudou he, he. Eu acho os olhos castanhos da Victoria lindos e como vc nao vejjo o big deal, que me irritava, isso irritava, tinha ateh me esquecido o quanto ateh ler seu post ha, ha, ha

bjs

Patricia disse...

Que venha um garotão cheio de saúde :)

Sonho Meu disse...

Eu tive dois filhos...um menino e uma menina de olhos verdes iguais os meus e do marido gringo.
Um dia desses tava falando com o mardio que eles dois nao se parecem comigo em nada e puxaram ao pai. Entao brincando eu falei "qual o papel da mae? so de procriar e criar? hehehehehehehe"Queria que um ou outro se parecesse comigo igual um clone, mas o lado paterno prevaleceu. E isso é que bom, brincadiras a parte ! hehehehehehe
bjs,
me

Anônimo disse...

OBA!! Entao eh Pimpolho!???? Parabens... beijoca
Tia Jacassa

Anônimo disse...

OBA!! Entao eh Pimpolho!???? Parabens... beijoca
Tia Jacassa

Dri - Everywhere disse...

Adorei esse post, e sabe que sempre que eu vejo essas fotos de criancas eu penso a mesma coisa?!?!
Acho muito complexo de inferioridade de 3o mundo... mas o pior memso sao os comentarios nas fotos do Orkut quando a crianca tem olhos claros "nossa, tomara que nao mude, neh?"!
Porque, serah que ter olhos castanhos eh um destino tao infeliz e cruel assim?
Eu nasci de olhos claros, como meu pai e fui uma das "infelizes" em que a cor dos olhos mudaram depois de um tempo. Sou mais ou menos feliz, realizada, bem sucedida por causa disso? Logico que nao!

E me tira do serio quando as pessoas fazem comentarios sobre meus futuros filhos, jah que a familia do meu pai tem olhos claros e do meu marido tambem.
Ora, eu quero eh que meus filhos sejam saudaveis e felizes!
E pra falar a verdade quero mesmo eh que eles saiam moreninhos de olhos castanhos, todos mini-clone de mim mesma!
Sou egoista!
Hahahahahaha

Bjs
Dri Miller

Anônimo disse...

Cyn, eu me recordo de uma moça para quem eu dirigia um estudo que tinha 5 filhos, todos homens, 4 com olhos azuis, lindos, e um com olhos castanhos. Ela dizia que esse era o mais seguro de todos, pois qto aos outros 4, as pessoas so viam os olhos..(ai, que olhos lindo, puxa, como voce tem os olhos bonitos, e assim vai...).Quanto ao de olhos castanhos as pessoas viam o que ele era! E no fim, ela se sentia triste pelos outros quatro. Interessante,nao? Ainda bem que a Becca mora onde a maioria e´igual a ela. Se fosse aqui no Brasil....
Beijao
Cristina

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Cynnn vai colocando foto! Como está a barriguinha?

Sobre nascer de olhos verdes, azuis, castanho, o importante é vir uma criança com saúde e ´ter boa educação, o resto, o mundo tem gosto para tudo! Mesmo assim entendo sua vontade de ter alguém com suas feições rs.

Beijoss

Lucia disse...

Ahh, eu acho os olhos claros lindos!! Meu pai tem olho azul esverdeado, minha mae tinha olho com cor de mel esverdeado (hazel) e eu tenho olhos castanhos. Confesso que sempre quis ter olhos claros ate conhecer meu marido. Ele diz que meus olhos sao misteriosos e penetrantes, que "can never find the bottom", rs. Ele comecou a me fazer a gostar dos meus de tanto que os elogia ate hoje, desde quando nos conhecemos ha 13 anos atras, rs. So ele, mesmo. bjos

Cinthia disse...

Vou contar algo aqui mas nao tem nada haver com olhos azuis porque eu amo tbm.. Uma mulher q levava o filho no conservatorio de Pouso Alegre tem um bebe q nasceu com olhos castanhos e foi clareando com o tempo.. Ela fazia o maior big deal sobre o assunto e super orgulhosa. Q nem se preocupou com a troca de cor. Enfim minha disse q um dia o menino passou mal e ela levou para o medico ai q o medico foi ver q nao era normal isto, e ele tava quase perdendo a visao. Como vc comentou aqui"As vezes vejo mães que geralmente, casam com estrangeiros e tem um bebê de olhos claros fazem um fuzuê por conta disso. Parece que ganharam na loteria". E acaba esquecendo da saude que e o mais impotante de tudo.. bjs

Anônimo disse...

Tô curiosa Cyn, boy or girl?? bjkas..Pry