quarta-feira, dezembro 16, 2009

Mais updates...sobre: Justica decide a favor de Pai e Sean tem 48 hrs para voltar aos EUA

Obviamente a avó materna já entrou com recurso...mas pelo menos este eh mais um passo na direcao certa.

Update 1:

É claro que o sem coração, ignorante, comprado Marco Aurélio de Mello - bom, primo do Collor, já se vê de que família ele vem, são todos da mesma raça - concedeu uma liminar protocolada pela avó para que Sean fique no Brasil.

Ainda bem, também, agora a defesa de David vai também recorrer da decisão.

Update 2:

Pra quem pensa que isto não é um "big deal"(de grande importância) para as relações entre Brasil e EUA, os Estados Unidos estão entrando com sansões contra o Brasil, que até então nos beneficia. Pela Folha de São Paulo de hoje, 19 de Dezembro:

Governo Lula irá se reunir com senador para evitar retaliação

O governo Lula já se mobiliza para tentar reverter a decisão do Senado dos Estados Unidos de retaliar o país com sansões econômicas depois de a Justiça brasileira ter decidido manter o menino no Brasil.

A Assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores afirmou, no início da noite de ontem, que a Embaixada do Brasil em Washington está acompanhando a suspensao da tramitaçào do projeto que renova o SGP (Sistema Geral de Preferências), programa de isenção tarifária que benefia as exportações brasileiras - o Brasil se beneficiou em torno de 2.75 Bilhões no passado.

Globo.com

"O Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu, nesta quarta-feira (16), que o menino Sean Goldman, de 9 anos, seja devolvido ao pai biológico, o americano David Goldman. De acordo com a decisão, a criança tem até 48 horas para retornar aos Estados Unidos.

A criança tem que ser entregue ao Consulado americano no Rio. A informação foi confirmada pelo advogado de David, Ricardo Zamariola.

Da decisão cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça. No caso de matéria constitucional, o recurso deve ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.

O caso foi examinado por três desembargadores da 5ª Turma de Julgamento, no Rio.

A avó do menino Sean Gondman, Silvana Bianchi, protocolou na última segunda-feira (14), no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de habeas corpus para que o neto ficasse no Brasil. O pedido só foi divulgado nesta quarta-feira (16).

Briga judicial

No dia 1º de junho, a Justiça Federal determinou que Sean seja devolvido ao pai biológico que mora nos Estados Unidos, David Goldman. No entanto, dias depois, o Tribunal Regional Federal no Rio de Janeiro suspendeu a decisão em caráter liminar (provisório), até que o caso fosse julgado de maneira definitiva pela Justiça Federal

No habeas corpus, a defesa de Silvana Bianchi pede que seja concedida uma liminar em vista "ao perigo na demora da apreciação judicial". No mérito do pedido, a avó materna pede que a Justiça tome depoimento do menino para que ele próprio decida entre deixar o país com seu pai biológico ou ficar no Brasil com a família brasileira. O relator do processo é o ministro Marco Aurélio Mello.

Sean mora no Brasil há quase 5 anos, quando veio dos Estados Unidos com a mãe. Já no Brasil, Bruna Bianchi se separou de David e se casou com o advogado João Paulo Lins e Silva. Em 2008, após a morte de Bruna, o padrasto ficou com a guarda provisória da criança. David Goldman, no entanto, entrou na Justiça e pede o retorno da criança aos Estados Unidos. Desde então, pai e padrasto travam uma batalha jurídica pela guarda do menino. O caso começou na Justiça estadual do Rio e depois passou para a competência federal. Goldman alega que o Brasil viola uma convenção internacional ao negar seu direito à guarda do filho. Já a família brasileira do garoto diz que, por “razões socioafetivas”, ele deve permanecer no país. "

24 comentários:

Ludmilla Meira Lins disse...

David Goldman e so mais um americano que nao tem sentimentos! me irrita essa mania de posse eu quero meu filho o filho e meu e nao pensar no bem estar da crianca? so vai ser mais uma crianca americana carente de pai de atencao. a merda ja foi feita, a mae trouxe o menino p brasil e ele preferiu ouvir os advogados e nao vim visitar o filho. outro dia vi uma reportagem com a mae do Goldman dizendo que a crianca nao tem escolha... nao tem escolha? eu me lembro como hoje quando tinha 9 anos e me doi so de pensar se isso acontecesse comigo, sair da minha casa, deixar meus amigos,minha familia,meu lar e ir p um lugar estranho com pessoas estranhas e uma lingua estranha sim porque com 3 anos de idade pouquissimas pessoas se recordam. me preocupo com o bem estar desse menino. Ele precisa ser ouvido e p isso que existem psicologos. me tornei advogada a pouco tempo e o pouco que conheco da nossa lei e que esse menino assim como varias criancas de varios paises que estao nessa mesma situacao nunca irao voltar para o pais de origem porque nos brasileiros temos sentimentos e pra que destruir o lar de uma crianca so p beneficiar um adulto?

Marina disse...

Sou super contra esse menino ser mandado para os EUA. Tá certo de que existe um acordo entre os EUA e o Brasil que está sendo quebrado, mas acho que o Sean já tem a plena noção para decidir com quem deseja ficar.Ele não tem apenas 3 anos, o tempo passou pra ele e para todos nós.
É muito linda essa briga para tomar posse do filho, mas pensando friamente, ele será arrancado do seio de sua família para viver com estranhos, pq seu pai, que será o único vinculo BIOLÓGICO, terá que trabalhar para sustentá-lo. Com quem ele ficará durante esse longo período? Ah, claro com alguma au pair que vai atrás do sonho americano e que na grande maioria não suportam crianças.

Anônimo disse...

Hello !.
might , perhaps very interested to know how one can manage to receive high yields .
There is no initial capital needed You may start to receive yields with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you haven`t ever dreamt of such a chance to become rich
AimTrust represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

Its head office is in Panama with offices everywhere: In USA, Canada, Cyprus.
Do you want to become an affluent person?
That`s your choice That`s what you really need!

I`m happy and lucky, I began to get real money with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to select a correct companion who uses your money in a right way - that`s it!.
I make 2G daily, and what I started with was a funny sum of 500 bucks!
It`s easy to get involved , just click this link http://ibuhohecyp.jamminweb.com/yvukoni.html
and lucky you`re! Let`s take our chance together to get rid of nastiness of the life

Prihorrigan disse...

Acredito que nao conheco a verdadeira historia, pelo que leio em noticias e tv, na minha opiniao, a forma como a Bruna (mae do Sean) agiu foi totalmente sem sentimentos. Saindo dos EUA com o bebe, como se estivesse saindo de ferias para o Brasil, com planos de nunca voltar e ter posse do filho. Se tudo tivesse sido feito legalmente no momento de saida dos EUA, a historia provavelmente teria sido diferente.
'E logico que apos anos convivendo com a avo e o padrasto, o menino ira querer permanecer no Brasil.
David Goldman tem o direito de conviver com o filho, que foi roubado pela esposa. E o motivo pelo qual ele quer o filho de volta, 'e por ter sentimentos, pois qual seria o outro motivo por ele querer o filho de volta?
Daqui a alguns anos o Sean vai entender o motivo de tanto vai e vem.
'E um assunto revoltante. Torco para que o melhor aconteca, que em minha opiniao 'e que o David consiga a guarda do Sean, seu filho.

Anônimo disse...

concordo pra que tirar uma crianca do seu lar so porque ele tem um pai biologico que o quer de volta. ele nao e um objeto, tem sentimentos apenas se coloquem em seu lugar, David Goldman precisa entender que Sean nao tem mais 3 anos ja e um garotinho e tem personalidade e que essa papagaiada de alienacao parental nao prossegue, sao 5 anos de convivencia e nao tem alienacao que apague o sentimento que ele tem pela familia da mae. eu sei como sao os pais americanos, enchem as criancas de brinquedos mas amor, carinho e atencao sao servico p au pairs.

Cyn por ai... disse...

Quanta ignorancia!!!

Eh mesmo...pra que devolver por pai neh?! Acho que quem fala assim eh porque nao tem filhos, nao sabe o amor incondicional que sentimos por eles. Muitos trabalham duro para terem au pair, nao porque nao tem amor, mas pra darem um futuro melhor pra eles.

Eh assim mesmo, David esta lutando TANTO para ter o seu DIREITO como pai respeitado so pra traze-lo de volta e deixa-lo com uma au pair... tem que ser muito ignorante mesmo pra pensar assim!

Anônimo disse...

A minha historia e um pouco parecida com a do Sean, eu tenho 17 anos e nasci no Canada, sou filha de brasileira com canadense. meus pais se separaram quando tinha 2 anos e aos 4 eu e minha mae nos mudamos para o brasil com o consentimento do meu pai. Ela se casou novamente quando eu tinha 7 anos. Meu pai biologico e medico e sempre teve condicoes de me visitar mas so fez isso 3 VEZES. ele sempre me fazia convites para passar as ferias mas minha mae preocupada nao me autorizava e com razao. pelo menos 1 vez no ano meu pai ia p argentina e poderia muito bem parar em londrina p me visitar. ele tb nunca entrou na justica. Em termos financeiros ele nunca me deixou faltar nada, sempre tive tudo do bom e do melhor. nos comunicavamos por tel carta e hj emails video conferencia... tenho poucas lembrancas do meu pai quando era pequena mas agradeco a ele por tudo que ele proporciona em minha vida mas o sentimento que tenho por ele e de carinho,respeito e nao e amor, amor eu sinto pelo meu pai (padrasto) que sempre esteve ao meu lado, ele e o homem da minha vida ja que nao tenho namorado risos. Entao me ponho no lugar do Sean e me imagino aos 8 anos ter que deixar o meu lar, a minha familia, minha vida e ir viver em um lugar onde so tenho flashes de memoria, so de pensar nisso me bate uma tristeza. Eu nao sei o porque o pai do Sean passou tantos anos sem ve-lo e agora ele tem 8 anos e nao 3, o tempo passou para ambos mas a diferenca e que Sean ainda e uma crianca e o pai dele nao. Eu sei q ele e o pai BIOLOGICO mas nao foi ele que o criou se ele o ama tanto ele fara de tudo para nao machuca-lo, ele nao e um brinquedo, ele nao tem culpa e so quem vai sofrer e ele, eu concordo com um comentario acima que diz pra que destruir a vida de uma crianca pra beneficiar a de um adulto?

Babi Laurenzano disse...

Meu Deus Cyn esses meninas estao loucas ne??? pelo amor gente...e muita falta de senso...eu tenho cada vez mais vergonha do sistema judiciario do nosso pais, a mae basicamente sequestrou o menino e ninguem fala nada...agora o pai que luta a 6 anos p ter o proprio filho de volta e o "bad" guy??? hj ja anunciaram q os USA vao cortar algumas relacoes com o Brasil p precionar o STD, tomara q funcione, essa palhacada foi longe demais, ja passou da hora dele voltar p o PAI dele!

Cyn por ai... disse...

Anonimo 2,

Vc me desculpe, mas embora vc ache que sua historia eh parecida com esta, nao eh.

Neste caso os pais nao se separaram por consentimento. David foi levado pro Brasil para passar ferias, nao para se mudar definitivamente pra la. Desde entao, David, nao so biologico mas legimito pai tem lutado ardorosamente para te-lo de volta. Essa historia nao comecou agora...ele nao deixou de lutar DESDE O COMECO quando ele tinha 4 anos. eh a lerdeza da justica brasileira que esta acarretando tudo isso.

Assim como Sean nao tem culpa, muito menos tem o David. Ele AINDA tem SO 9 anos...ainda eh bem novo para reatar o relacionamente pai/filho que NUNCA deveria ter sido "crotado" SEM a vontade deles.

Os seus pais estavam conscientes da decisao deles. Neste caso, foi um sequestro. E eu nao posso acreditar que vc concorde com isso...

Cyn por ai... disse...

*Sean foi levado pro Brasil

Anônimo disse...

é esse tipo de pensamento que me faz fica cada vez mais revoltada com o Brasil... e é esse tipo de atitude que a mae do Sean tomou que faz com que os americanos nos vejam da forma errada. Essa história já se arrastou demais, e ta mais do que na hora do Sean voltar pra cá e viver com o pai dele!!! É muito fácil olhar só pro lado da familia brasileira,que neste ponto está errada, e aceitaram o que a filha deles fez no passado, pois ela estava já com tudo planejado antes mesmo de sair daqui dos Estados Unidos, disso eu tenho certeza. Agora, ninguem quer ver o lado do pai biológico, que vem lutando desde o início pra ter o filho de volta, movendo mundos e fundos com a ajuda da familia e amigos. como disse a Cyn, Sean tem apenas 9 anos, e ainda tem muuuuito tempo pra reatar todos os laços uma vez cortados pela sua mae.
MAS É aquela coisa, o brasileiro sempre consegue dar um jeitinho, um jeitinho de burlar as leis, especialmente se tem dinheiro,ou conhecidos...
TORÇO para que essa retaliaçao dê certo e que o Brasil perca as regalias que vem tendo, e quem sabe, alguma coisa seja feita.
Ninguem pensa no sofrimento deste pai??
Me revolta de maneira inimaginável ler o que algumas pessoas escreveram!! Pelo amor de Deus!!!
o pior é que todo mundo sabe que existem leis sendo quebradas e nada é feito!!
EEE BRASIL!! DESSE JEITO AS COISAS NUNCA VAO PRA FRENTE MESMO!!

Anônimo disse...

O relacionamento do filho com o pai biologico pode ser reatado mas nao arrancando ele de seu lar e levando para viver em outro. imagina a situacao: Sean voce a partir de agora vai viver com o seu pai biologico em outro pais, vai estudar em outra escola, vai fazer novos amigos, vai ficar longe da sua irma,seus tios e primos,seus avos e vai viver com outros primos, outros tios, outros..... imagina isso na cabeca de uma crianca? eu entendi o que a anonima escreveu acima, ela lembra perfeitamente quando tinha 8 anos, lembra que ama a mae, seu padrasto, sua familia...e que seria traumatizante deixar tudo isso p tras caso o pai dela pedisse sua guarda, estamos falando de uma crianca nao esquecam. David Goldman talves nao tenha culpa ate porque quem sabe o real motivo da Bruna ter deixado ele? ele tem seus direitos mas ele nao tem o direito de traumatizar o filho dizendo que ele e so uma crianca de 8 anos e nao tem direito de escolha. sim ele tem, porque David Goldman nao quer que o filho fale em juizo? ele sabe que se isso acontecer ele jamais ira ter essa crianca. Se ele quer manter uma boa relacao com o filho entao que se mude pro brasil ou visite-o regurlamente ai entao quem sabe o prorio Sean nao decida viver com ele. e por favor parem de querer ter uma boa imagem p os americanos tendo em vista que os EUA e o pais mais odiado do mundo.

Cyn por ai... disse...

Anonima 3,

Pelo visto vc nao esta a par de tudo o que esta acontecendo neste caso.

Concordo, em parte, que deveria haver uma transicao, e isso ja foi 'conversado' la em Junho quando a primeira decisao foi tomada. Primeiro a avo, o padrasto, a meia-irma, quem quer que fosse, poderia vir para os EUA e ajudar na transicao. Mas a familia entrou com um mandato de seguranca contra isso. Depois o juiz deu outra ordem dizendo que David poderia vir ao Brasil e fazer a transicao e ficar durante a semana com ele e a familia brasileira nos finais de semana enquando o appeal estava sendo revisto....mas DE NOVO o pessoal do Brasil se entrometeu. Entao quem NAO ESTA pensando no bem do menino eh obviamente a familia brasileira...por isso todos acreditam que o Sean nao deva MESMO ficar com eles...porque eles definitivamente estao ALIENANDO o menino...entende?!!!!

Uma crianca que passa por ALIENACAO PARENTAL (google isso e vc vai entender) especialmente por 5 anos, claramente vai dizer que quer ficar com a familia no Brasil. Isso nao quer dizer que seja o certo ou que o que ela realmente acredite nisso caso nao estivesse sendo alienada, afastada do contato com o pai.

Teve essa menina aqui que foi sequestrada 18 anos atras quando tinha 12 eu acho, foi estuprada , teve 2 filhas com o estuprador/sequestrador, e no fim quando foi encontrada pela policia ela achava que estava com a pessoa/convivio certo. Entao...pela mentalidade de alguns deixando comentario, o certo era deixar ela com o sequestrador, afinal...que maldade tira-la do convivio que ela teve por 18 anos com um estuprador!

Eh a mesma coisa.

Lucia disse...

Sera que as pessoas que estao contra o David nao sabem que esse menino foi sequestrado? Claro que ele vai crescer com a familia do sequestrador, claro que vai se acostumar com eles, mas isso eh certo?

Se vcs tem filhos, imaginam esses sendo tirados de vcs e levados pra um outro pais... So pq o sistema injusto do Brasil continua sendo corrupto com esse caso, prendendo o garoto la por anos e anos, nao significa que esse pobre homem nao esta tentando recuperar seu filho por todo esse tempo.

Mt vergonhoso isso que estao fazendo e mt maldade tanto com o garoto qto com o pai, pois provavelmente ja fizeram uma lavagem cerebral nesse menino tb.

Camila disse...

PELO AMOR DE DEUS...eu nao posso acreditar nos comentários que eu tô lendo aqui não gente???
Como é que tem gente que ainda acha que o errado é o pai, que teve seu filho sequestrado pela louca irresponsável da mãe e quer apenas criar seu filho? E está sendo impedido apenas pelo dinheiro e poder da família porque esse caso é CLARO e ÓBVIO que o pai está com toda razão.
Gente...em que mundo nós estamos?
Eu tô muito pasma de ler esses comentários aí em cima, pra ser sincera deu tanta raiva que eu decidi nem ler o resto viu.

Camila disse...

Ok, é de doer.
Dá vontade de sacolejar a pessoa pra ver se ela está acordada, ou sob efeito de psicotrópicos, ou sonâmbula. Porque a besteirada é muito grande. Olha lá, a outra dizendo que uma criança de 9 anos, sofrendo a pressão que esse menino está, sendo manipulado por adultos que já provaram ser capazes de qualquer coisa; É CAPAZ DE DECIDIR O QUE É MELHOR PARA SI PRÓPRIO.
Ok, quando eu tinha 9 anos, meu maior desejo era comer brigadeiro no almoço tooodo dia. Acredito que estaria morta se meu desejo tivesse se realizado mas graças a Deus, apesar de toda minha "sabedoria mirim", eu estava sob a guarda de adultos.
Crescer cercado por gente capaz de qualquer coisa pra conseguir o que quer, passar por cima de qualquer coisa pra tirar o menino do pai é a melhor alternativa, então?
Felizmente a Justiça reconhece que uma criança da idade dele é incapaz de decidir por si só o que é melhor pra ele. O problema é que a própria justiça não se cumpre no Brasil, mas ela existe e é lúcida o suficente pra não ser emotiva, parcial e idiota como alguns comentaristas aqui.


Só pra lembrar pra algumas pessoas que podem estar confundindo as coisas aqui (afinal NUNCA DUVIDE DOS LIMITES DA IDIOTICE...É IMPRESSIONANTE)...
a COPA DO MUNDO É ANO QUE VEM viu galera? Essa história de ficar contra o pai, porque "o pai é americano", e pensar que está "torcendo pelo Brasil" é coisinha de acéfalo mesmo. Só uma pessoa de raciocínio muito limitado pra falar uma besteira dessas.

Camila disse...

Destruir o lar de uma criança...não importa se a própria criança for destruída pra manter esse lar?

Ludmilla seu sobrenome é familiar, vc está falando em nome da família que sequestrou o garoto?

Aproveita e fala pra a família que eles podem comprar todo mundo, minha filha, podem comprar o Judiciário inteiro com o dinheiro sujo deles, MAS NÃO PODEM COMPRAR A VERDADE.
Manda um abraço e Feliz Natal. Vamos orar para que a JUSTIÇA se faça.

Cyn por ai... disse...

Falou tudo Camila!

camila disse...

Cyn, essa Camila que fez os comentarios acima é outra. Mas eu assino embaixo. Dei uma passada aqui na sexta, entrei pra deixar um comentario, mas li os dois primeiros comentarios imbecis, fiquei fula da vida e acabei saindo sem deixar nenhum comentario. Essas pessoas nao tem ideia de nada. Eu ainda nao sou mae, mas sou madrasta de uma crianca que tem uma mae psicopata.

To aqui torcendo pro David. E mais ainda pro Sean, porque no final das contas, ele e que vai sofrer mais. Lavagem cerebral total nessa crianca. Triste.

Anônimo disse...

Cyn, estou aqui na net e com a tv ligada...
23/12 às 00:37
Jornal da Globo.
"O Ministro Gilmar Mendes, presidente do supremo tribunal federal decidiu que o menino deve ser devolvido ao pai, a avó estuda se entra com um recurso pedindo vista de todos os ministros do supremo, mas já que o o mesmo está em recesso, e quem está julgando os recursos por ora é o próprio Gilmar, parece bastante improvável, desta vez, que uma liminar seja concedida."

É esperar, porque depois que o menino entrar na embaixada americana, nem o chuck norris tira ele de lá.
ops´, o Chuck Norris tbém é americano...
Nem o dinheiro do Arruda e do Collor de MELLO juntos tiram o menino de lá.

E olha que eu não sou nem um pouco fã de americanos...Amo o país que nasci e resido, mas esses Lins me reviraram o estômago, indignante o que fizeram.

Ivan Zanon

Camila disse...

Finalmente né gente? Aff...o pior que essa demora que houve, maltrata ainda mais o próprio Sean, tadinho, que é uma criança e deve estar confuso.
Mais alguns comentários...(tagarela mode on)
Pior ainda é saber que essa demora *só* aconteceu porque a família está prolongando ao máximo o processo. Tanta gente pergunta porque o David não se desdobra em 1.000 pra servir as vontades da família, eu pergunto o seguinte, porque a família não vai morar nos EUA pra ficar perto do Sean? Eu tenho certeza que eles conseguiriam um visto, tanto por serem familiares do Sean (que é americano) quanto por serem ricos. Mas querem ter tanto a guarda da criança quanto o país em que residem...aí, paciência...

Eu sinto pena da avó, imagino o sofrimento que essa mulher está passando. Primeiro perder a filha e agora a guarda do neto...mas ela tem que aprender a negociar e a trabalhar no ganha-ganha, pra não ficar totalmente prejudicada...
Se tivesse começado essa história "na boa" talvez as coisas não tivessem se tornado essa guerra
Outra coisa...quando o Sean voltar pros EUA acho *muito difícil* conseguirem tirar ele de lá...
ou seja vai ser ainda mais sofrido o processo, pra a familia. :(

Anônimo disse...

Gente qto absurdo, ohhhhh povo ignorante! aff.... certamente, os comentarios contra desses anonimos sao de gente de cabeca pequena q nunca sairam do Brasil!

Essa crianca PERTENCE AO PAI BIOLOGICO: DAVID GOLDMAN!!!! Foi sequestrado, e finalmente esta a caminho de volta pra casa de onde nunca deveria ter saido!

Bjus Cyn
Espero q sua gravidez esteja tudo bem! Qquer dia desses eu te ligo pra gente papear um pouco! Manda um abraco pra o Brandon e Beca!

Feliz Natal pra vcs!

Meire - Seattle, WA

Anônimo disse...

Parabenizar? parabenizar uma atitude pautada não na justiça mas sim na influencia política, nos mostrando vulneráveis a pressão das redes de televisão internacionais. E o bem estar de uma criança que sequer esta sendo ouvida?. Não posso parabenizar nosso judiciário, e sim o congresso americano.

Camila disse...

Querido anônimo

Parabenizar? parabenizar uma atitude pautada não na justiça mas sim na influencia política, nos mostrando vulneráveis a pressão das redes de televisão internacionais.

"Não na justiça"?? Oi? No seu planeta a justiça prioriza a guarda aos avós ao invés de priorizar a guarda ao pai que teve o filho sequestrado pela mãe? Porque? Porque o *pai* tem que ficar sem o filho? porque a mãe sequestrou a cinco anos e a família aceitou deixar as coisas assim? E o pai? como é que fica? Passou esse tempo todo lutando e fica sem o filho, mesmo? Fica por isso mesmo? Procura saber o significado da palavra justiça antes.


E o bem estar de uma criança que sequer esta sendo ouvida?. Não posso parabenizar nosso judiciário, e sim o congresso americano.

O bem estar dela foi ignorado no momento que a mãe decidiu passar por cima das leis e do direito do pai do menino e trazer ele pra morar no Brasil sem o consentimento do pai, provocando toda essa situação. Se for fazer caça às bruxas, identifique primeiro "as bruxas".

É facílimo influenciar uma massa medíocres como tem feito a mídia brasileira, QUE DIRÁ uma criança de 9 anos, que passou 5 com essa família. Garanto que se fosse o contrário ele também não ia querer vir pro Brasil.

Francamente, não desrespeitando sua opinião, anônimo, mas não precisa ter nenhuma aula de moral e cívica, nenhuma aula de raciocínio lógico, nenhuma aula de direito pra ver entender que como pai, ele tem direito de criar seu filho, e disso ele foi privado até hoje.
Talvez eu não tenha assistido novelas o suficiente pra embarcar na emoção que a Globo está apregoando. My bad.