quinta-feira, janeiro 14, 2010

Health Care....

Como eu sempre digo, na minha opiniao nao existe nem nunca vai existir pais perfeito nesse mundo. Uns sao melhores, outros piores, mas todos estao bem, BEM longe da perfeicao.

Ha mais coisas nos Estados Unidos que eu gosto do que desgosto. Mas uma coisa que me frusta mais do que qualquer outra eh o sistema de saude.

Vou te contar...isso eh uma coisa que EUA e Brasil estao ha anos luz em diferenca, e o Brasil pra muito melhor! Quando morava la, se me lembro bem, acho que so uma vez tivemos seguro saude quando uma empresa que meu pai trabalhava ofereceu os servicos. Sempre usei o SUS, que convenhamos, depende de onde more e que precise dos servicos. Algumas cidades sao melhores, outras nem tanto, mas voce sempre tem o servico! Por exemplo, em Sao Caetano do Sul onde moramos por muitos anos, voce tem toda a assistencia medica necessaria dada pelo municipio. Tudo o que precisar...consulta, pronto socorro, exames dos mais simples ate os mais complicados, tudo oferecido pela cidade.

Mas mesmo assim, lembro que precisei ir a emergencias quando morei em Sao Paulo, e bem ou mal, sempre fui atendida, sempre resolveram o meu problema e nunca tive que pagar um tostao por isso. Alias, quem tem seguro saude no Brasil eh quase tratado como Rei.

Enfim, aqui nos Estados Unidos, assistencia medica eh uma merda! Eu sinceramente nao consigo entender como um pais de 1º mundo possa ter um sistema de saude tao ridiculo assim.

O que quero dizer eh que quem se beneficia com tudo isso sao os hospitais, medicos e empregados... porque, vai ganhar dinheiro assim la na conchinchina.

Eu nao sou fa do Obama...mas concordo que alguma coisa tenha que ser feita. Esta uma luta aqui, um monte de gente concorda com a reforma, outra metade nao concorda, but....SOMETHING’S GOTTA GIVE! Seriously!

Pra quem nao esta entendendo... vou dar um exemplo. Nos (minha familia) somos uns dos fortunados que tem seguro saude pago pela companhia do Brandon. Mas, mesmo assim, ter seguro saude aqui nao significa nao ter despesas.

Mes passado, depois de nossa viagem pra Maryland, eu fiquei super doente. Fui no medico, passei mal, eles notaram que eu estava desidratada (e gravida) e me mandaram pro ‘Pronto Socorro’. Cheguei la, me colocaram num ‘quarto’, a medica veio dar uma olhada, me deram soro e fizeram exame de urina. Tomei soro por 1 hora e meia e fui deixada ir em menos de 2 horas do momento que pisei no hospital.

Adivinha a conta?! 2 MIL E 200 DOLARES! Isso so pelo quarto e os exames...sem contar a olhadinha de 5 minutos da medica, onde a conta chegou essa semana....no valor de $430 dolares.

Disso, o seguro saude tem um desconto por ser conveniado com o hospital, a conta cai pra mil e tantos dolares, e disso eu tenho que pagar 20%, ou seja....quase 300 dolares. Isso, pra tomar soro????? What the f...?????? Eu nao sei que conta eh essa... quase mil dolares por hora no pronto socorro? So pode ser o fim do mundo.

Eh por isso que eu ODEIO, tenho nojo do sistema de saude daqui.... Nao tem cabimento algum! Alguma coisa tem que acontecer, porque desse jeito NAO DA!

9 comentários:

Lucia disse...

Engracado que eu nunca tive problema com seguro de saude nesses 17 anos morando aqui e mesmo com consultas e ate cirurgia, nunca gastei um absurdo. Meu pai que o diga com os tratamentos da minha mae qdo ela teve cancer. Ele tb nunca reclamou a respeito.

Bjos

Prihorrigan disse...

Eu tenho um pouco de trauma do sistema de SUS do Brasil. Sempre tive seguro de saude no Brasil pelo meu pai. Conhecia gente que precisava de SUS e esperava horas para ser atendido, nao tinha medicos em emergencia. Acho que depende do lugar do Brasil. Fico com o pe atras com essa mudanca que o Obama esta propondo. Por enquanto nao tive problema aqui, a unica coisa que me irrita 'e marcar uma consulta e ver enfermeiros e nao medicos, nunca entendi, pq pagamos o mesmo valor. Mas cada um com a sua opiniao :) Boa sorte com a chegada da bebe!

Nani disse...

Cyn eu te entendo. Finalmente consegui meu proprio plano de saude jah que o emprego do Bryan nao da p a esposa, apenas p ele. Levei 2 meses p conseguir um. Foi muita pesquisa, liguei p varias cias, varios agentes, fussei na net, e finalmente entendi como funciona os Seguros de Saude daqui. To p te ligar jah faz um tempo, soh preciso lembrar na hora certa (sempre lembro de noite jah).
Olha, o sistemas de Saude daqui eh mesmo vergonhoso, mas o "sistema", em compensacao os hospitais sao bem mais equipados, bem mais limpos, os medicos jah nao digo, pois tem medico ruim aqui e tambem no Brasil... aquele tempo q passei lah por causa das cirurgias eu fui acompanhada por 3 medicos (TRES) e todos eles me diziam que tudo o que eu tava sentindo era psicologico, que quando eu tomasse remedio p anti-depressao e voltasse p ca tudo ia passar... ateh hoje sinto dores no abdomen, to indo num medico aqui mes que vem p ver. Quando for venho te dizer minha "impressao"...

Olha, sistema de saude p mim eh uma merda em todo lugar, aff...

Anônimo disse...

Isso e' uma coisa que gracas a Deus,e' otimo aqui na Australia. Todo tratamento de saude gratuito. Eu tenho minhas consultas e aulas prenatais, tratamento otimo e nao pago um centavo.
Thais Corby

Cyn por ai... disse...

Lucia...eu concordo que a atencao dada aqui eh otima. Especialmente para problemas mais serios como cancer. O problema, na minha opiniao sao para as coisas mais rotineiras....eu nao entendo 2200 dolares pra tomar soro, mesmo que eu "so" tenha que pagar 300. Pra mim essa conta nao tem cabimento.

Nani, em relacao ao suporte, limpeza e tal...concordo plenamente tbem...aqui eh muito melhor em geral...mas ainda ainda, nao acho que justifique a conta.

Meu pai qdo teve cancer teve todo o tratamento de graca no Brazil...tudinho. Ate ir pegar ele em casa numa cidade 2 hrs de distancia eles pegaram. O hospital nao era uma maravilha, tinha que dividir quarto e tudo...mas foi tudo pago pelo SUS.

Com tanta gente passando dificuldade...as despesas com medico aqui nos EUA pesam muito.

Cheers! Fla disse...

Eh um horror mesmo,qdo engravidei tive que passar por 2 medicas ateh achar uma boa. Mas li que o Obama estava se baseando do sistema ingles, espero realmente que nao, pois o daqui eh de graca, mas uma porcaria, vc nunca consegue ser tratado para nada, ridiculo (ou 8 ou 80...)

bjs

camila disse...

Ha duas semanas atras fui fazer um exame fisico, que era pra ser coberto pelo plano 100%. Mas o consultorio medico cobrou o seguro como se eu tivesse ido ao medico por conta de uma dor de cabeca, e eles nao cobriram. O valor? $630. Agora ja sei que nao da pra ir ao medico por coisa "pequena". Um absurdo esse sistema de saude aqui.

Sonho Meu disse...

Nao entendo um pais que faz propaganda de clinicas de toda especie (enfarte, cirurgia de cataratas, miopia). Um medico aqui quando se forma so ver dinheiro. Paciente é um ser coberto de cifrao.
Cobram até pelo algodao e alcool que usam no atendimento. Já recebi conta pra pagar de até 5 dolares de uma medica do meu marido. Absurdo e vergonhoso...tambem odio o sistema de seguro de saude daqui. O meu vizinho paga seguro saude pra ele (porque é autonomo) e ele falou que até agora ta tudo bem porque ele e saudavel e vai pouco no medico, mas se um dia tiver uma doença seria tipo cancer ou sei la o que, ele teria que pagar do proprio bolso dele, apesar de pagar seguro saude particular. Isso é uma vergonha !.
Tenho seg. saude porque o meu marido trabalha(por sinal ele paga uma nota preta pra nois dois e a empresa paga outra nota preta tambem). Se ele nao trabalhasse estariamos f*&^%$# .
Faço côro com voce "O sistema de saude americana é uma bosta" e nao sei se vai ter solucao nao. E viva o Brasil que tem saude pra todos.
bjs,

Laurinha disse...

Cheguei atrasada na conversa. Vou concordar que o saude aqui custa caro, mas nao acho que o Brasil esteja melhor nao. Acho que o Brasil esta muito atrasado, e fazendo vergonha. Minha irma foi fazer um convenio faz bem uns 6 meses. Pediram um monte de exames preliminares a ela somente pra ver se dao a ela o convenio ou nao (discriminacao para quem tem doencas graves, que nao eh o caso dela), e ate hoje ela ainda aguarda a resposta deles, e continua sem convenio.
Quem eh pobre espera horas para ser atendido. Um amigo meu morreu o ano passado. Passou mal na rua, chamaram a ambulancia. Eles chegaram 1 hora mais tarde. Como ele nao tinha convenio medico, levaram ele a 3 hospitais diferentees pra ver quem aceitava. O rapaz passou 3 horas deitado numa maca de ambulancia, antes de ser atendido, nao resistiu e morreu (teve um AVC). Voce eh internado num hospital daqueles, eles te empurram pra casa o mais rapido possivel pra voce nao pegar uma infeccao hospitalar. Aqui nunca vi ninguem falar em infeccao hospitalar. No Brasil todo mundo acha normal.
Aqui, o socorro eh imediato.
No momento estou desempregada (laid off), usando um convenio do Estado. Nao pago um centavo por ele, faz parte do meu seguro desemprego. Cobre a mim e minha familia sem problemas. Temos direito a tudo, sem pagar um tostao. O melhor seguro que ja tive, pra falar a verdade. Nao posso reclamar.