sábado, novembro 12, 2011

De coracao....

Eu sei...fazem meses e meses que nao venho aqui. E a explicacao e' bem simples - eu nao tenho muito tempo, e o pouco que tenho, tento passar com a minha familia. O que quero fazer e' uma retrospectiva do ano, mes por mes...para mais ou menos, se possivel, contar o que passamos. Mas acho que ninguem mais passa por aqui...

O principal motivo para escrever, e'...mais ou menos, como sempre, desabafar um pouco. Estou tentando ir para o Brasil. O motivo do 'tentando' eh porque, a minha relacao com a empresa que trabalho, eh complicada. Dependendo da situacao, as vezes tenho que decidir ferias assim, meio que de ultima hora, o que para uma viagem para Brasil - que tem que ser um pouquinho detalhista, nao da!

Ai andei meio cabisbaixa, pensando momentaneamente que de repente eu deveria voltar pro Brasil - ja que essa saudade da familia, as vezes, doi demais. Tambem pensando que nao ando espondo a minha cultura brasileira para as minhas filhas. Eu sei, eu sei...meio irracional. Sao so' pensamentos vagando meio quesem direcao.

De repente liguei pra uma das minhas madrinhas de casamento - a Re, que voltou pro Brasil em 2009, depois de 7 anos nos EUA, e conversamos pra-caramba! Foi o-t-i-m-o escutar de uma pessoa que morou aqui por tanto tempo e voltou pro Brasil, porque esse sempre foi o plano dela. E eu contando as minhas neuras, e foi otimo escutar de alguem que colocou os meus proprios pes no chao e disse PARA! E contou din-din por din-din as diferencas que eu encontraria, e o porque ela acha que eu deveria parar com essa historia meio louca. Embora a vida aqui e a vida ai tenha os seus 'pros e contras' no fim do dia, o custo de vida, e o que eu consigo aqui em comparacao com o que consigo no Brasil, faz a decisao ser mais facil.

Agora, alguem me explica porque eu nao tenho uma familia que quer mudar pra ca???? Por mim, eu tenho os meios e os direitos (legais) de traze-los pra ca...mas ninguem quer saber!

O vida danada!

So me falta....as ferias serem confirmadas!

13 comentários:

Nani disse...

Oh Cyn. Entendo bem esse sentimento. As vezes sinto isso tb, principalmente quando me sinto meio perdida, sem algo to look forward to por aqui sabe. E acho que quando tiver filhos sentirei mais ainda. Por isso entendo voce pensar assim. Acho que o bom seria voce tentar passar um tempo lah antes de mudar permanentemente se resolver mesmo fazer issso. Pois conheco muitas meninas que quando voltaram se arrependeram. Tanto lah como aqui teremos que abrir mao de algo. Aqui, abrir mao de morar perto da familia, e la, abrir mao de dar uma qualidade de vida melhor pra sua familia (marido, filhos, voce). Complicado. Espero que voce consiga essas ferias logo pra ir matar a saudade e clarear a mente. Beijo Grande. Boa sorte.

Sonho Meu disse...

Volte nao...nao tem um lugar melhor pra se viver do que esse aqui. Brasil é lindo de longe e nas lembranças.Quando a gente chega lá sente uma tremenda falta disso aqui...
traga sua mae pra cá, daí problema resolvido ! :0)

Paulistana na Califórnia disse...

Cyn que bom receber notícias suas.
A vida sempre irá lhe apresentar dúvidas, não importa o lugar do mundo que você more. Momentos de dúvidas se estamos no caminho certo todos temos.
Que bom que você pode conversar com alguém que passou pela sua situação, tenho certeza de que trouxe muitas respostas que precisava.
Tenha fé que tudo vai dar certo, as suas férias irão sair e você poderá ir ao Brasil visitar a sua família.

Aline Godoy disse...

Oi querida!

Passo aqui quase td dia p ver se há algo novo. Não se preocupe em colocar o blog em dia e sim seu coração! Sei que estou devendo um bate papo por telefone com vc e c o Brandon, mas é realmente difícil eu parar em casa. Deixa a poeira de fim de trimestre, provas e médias acabar, e conversaremos MUITO!!

Qto à essas suas dúvidas de viver aí ou aqui: acho que nunca estamos suficientemente feliz, é uma situação complicada p vc. Depois de morar em 2 países diferentes, minha vontade de voltar a viver aqui no Brasil era 0. Voltei para acabar a faculdade e depois voltaria p a Europa (vc bem deve se lembrar das nossas conversas antes de vc conhecer o Brandon). Só que aí eu fui ficando, minha vida tomou rumos diferentes e cá estou. E com a economia atual nos EUA e Europa, talvez eu tivesse sido "forçada" a voltar, sei lá...

Não tenho mais vontade de morar fora, meu lugar é aqui. Ainda há muitas dificuldades e sempre haverá. Não me sinto tão insegura qto à violência pq corremos riscos em qualquer lugar do mundo, alguns lugares mais do q outros. A economia não é das melhores, mas tb não está das piores. O custo de vida ainda é alto sim, aqui na gde São Paulo então... Mas acho que sou aquela velha otimista, tentando ver o lado bom de tudo! Minha faixa salarial aqui é "mediana" (lembrando que sou professora), mas acabo de adquirir sozinha meu 1º imóvel aos 32.

Quer dizer, é difícil, mas há meios, entende? Claro que, para mim é ainda "menos" complicado pq não tenho filhos, mas tb ainda não tenho um cônjuge p ajudar nas finanças, e assim vai... Na verdade vc está há tempos longe da família. Talvez se conseguisse voltar p visitar c mais freqüência vc não estaria c o coração aí. Será q o Brandon se adaptaria aqui? Acho q para as meninas seria mais rápido pq criança se adapta rápido (nós é que achamos que não!) e vc? Será que você se acostumaria? A vida está bem diferente dos últimos anos qdo vc ainda vivia aqui, vc amadureceu em vários sentidos, o mercado de trabalho mudou, etc etc etc...

Finalmente, creio que eu não seja um bom parâmetro, até porque (e principalmente) pq não sou casada e não tenho filhos. Mas ainda sou otimista e (atualmente) não troco meu Brasilzão!

*muito tempo sem postar = comentário longo, sorry! rs

Beijos em tds! E qdo vcs vierem, separem um colchonete na casa da Dna Cristina!!!

Aline Godoy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carolina disse...

Faz meses que eu sempre passo por aqui pra ver se tem alguma atualização. Não pare de postar, não! Seu blog é muito bom e acompanho sua história desde quando vc foi au pair e eu ainda estava tentando ser. Ja voltei dos USA há quase 5 anos e ainda sinto falta daí. Mas to muito feliz aqui tb!

Beijos da Karu
E boa sorte no trabalho aí e boas férias aqui no BR!

Sra. Rapadura disse...

Olá Cyn, eu tb passo por aqui as vezes...Porém, devo confessar que meu blog está abandonado.
Depois de ler todos os comentários anteriores vejo que cada um tem suas opniões. E foi justamente por ouvir tantas opniões divergentes - uns dizem que sim, outros que ñ - fiquei em dúvida quanto a minha decisão de voltar para o Brasil, fiquei com receio e fui adiando.

Sei exatamente o que vc sente, pois estou há 2 anos nesse mesmo dilema. O que posso te dizer é que siga seu coração. Reflita o que é importante para vc? Qual o seu parâmetro de felicidade?

Relutei muito tempo por algo que estava dentro de mim, e por ter a ilusão de achar que a vida é mais feliz quando temos mais facilidades em termos materiais. Pura ilusão! Os períodos da minha vida em que minhas condições finaceiras eram excelentes, foram os mais tristes - aquele dilema "eu tinha tudo e ñ tinha nada" - pq faltava a convivência com minha família.
O importante para mim é ter o pai, a mãe, as irmãs no dia-a-dia e ñ somente no período de férias ou no Natal, isso para mim é felicidade!

Portanto Deus te mostrará o melhor caminho e a hora certa, tal como aconteceu comigo.

En Janeiro estaremos de mudança deinitivamente. Vida nova!
Estamos conscientes que ñ será fácil. Entretanto, meu marido - que é português - é apaixonado pelo Brasil, o que já é uma grande vantagem. De qualquer forma, o que nos move é a leveza do cotidiano e o conforto de estar perto da família. Isso definitivamente ñ tem preço!
E o Brasil tem "qualquer coisa" que ñ sabemos explicar...Mas nos faz feliz, independente das suas irregularidades.
Boa sorte na sua decisão!

Michelle disse...

Cyn nao deixa de escrever nao, ainda venho aqui como sempre! Faz essa retrospectiva sim!
Eu tbm sinto saudades do Brasil, to aqui a 3 anos, mas nao me vejo voltando logo, pq sem condicoes, o custo de vida/qualidade de vida mil vezes maior!
So nao deixa de passar a sua cultura pra suas filhas nao, fala portugues, cozinha comifa brasileira, cante musiquinhas e quando for ao brasil compre milhares de livros infantis no sebo por preco de banana, mas nao deixa de mostrar do brasil pra elas nao, caso um dia elas se vejam diante de uma escolha entre morar aqui ou la, elas tenham conhecimento suficiente sobre o brasil pra isso, isso e mto importante... enfim aos poucos Deus conforta o seu coracao.
bjs

Cyn por ai... disse...

Oi amigas...fico tanto tempo sem escrever que nem volto p/ os comentarios! I-am-sorry!

Um dos meus 'gols' para o ano que vem eh voltar a ativa aqui no blog, porque com certeza esse blog me fez conhecer muita gente que hoje sao minhas grandes amigas.

Anyway...Nani...a gente fa falou tanto sobre esse assunto, eh complicado, e vc me entende, neh?!Eu tenho que concordar com o que vc disse, que 'tanto la como aqui, nos temos que abrir a mao de algo'

Cont...

Cyn por ai... disse...

Elena...tambem gosto das comodidades daqui, e a seguranca, que ultimamente nao esta funcionando muito (uma hora te conto os detalhes :) ). Mas vejas, seus filhos moram aqui, como ficaria se eles tovessem la? Mesmo assim vc ficaria? Me conta...

Paulistana...a gente se conhece? Se sim, me da uma ajuda a lembrar, se nao, well, welcome! Continuo torcendo que vai dar certo sim :)

Aline...pois eh, vc ja passou por tudo isso neh? Fica, nao fica, volta. Eu acho que um fato eh que, independente do local, a gente se acostuma. Eu penso que se um dia eu voltasse pro Brasil, seria um choque no comeco, mas depois a gente vai se acertando e levando, o que foi vice versa qdo mudamos pra ca. Agora, vc disse uma verdade...qdo se tem filhos, TUDO fica mais complicado. Se fosse so eu eo Brandon, pode ter certeza que ja estariamos ai, sabe..'so pra tentar e ver como eh que eh'...volta mais viu?!

Cyn por ai... disse...

Karu...quanto tempo mulher!!! Pois eh, pode deixar que em 2012, estou de volta!!! Blog vai voltar a tona com certeza :) Bom saber que vc esta feliz por ai...eh isso que importa!

Sra rapadura...cade o nome?! rsrs...Entendo perfeitamente tudo o que vc disse, e eh exatamente por isso que sempre vivo nesse dilema. O que importa viver "bem" (porque o 'bem' depende do ponto de vista de cada um) se familia nao esta por perto. Ao mesmo tempo eu acho que eh mais uma necessidade minha do que minha familia aqui. Ou talvez eles somente nao tem falta de algo, pq nunca tiveram...ou, ou ou...Entao, essa indecisao eh que eh o problema. Mas estou indo pro brasil de novo logo, logo, e acho que essa duvida logo se acaba. Continue vindo aqui :)

Cyn por ai... disse...

Oi Michelle...nao vou deixar de escrever nao...espero voltar mais no ano que vem. Este fim de ano esta um pouco complicado ainda. Eu concordo que tenho que incucar mais as coisas do Brasil nas minhas meninas. A culpa eh minha e soh minha. Com tantas coisas que passamos ultimamente, acho que esta era a minha ultima preocupacao. Mas nunca deve ser tarde pra comecar, neh?!
Bjs,

Fernanda B. disse...

Olá Cyn!! Leio seu blog desde muuuito tempo... mas sempre fui uma leitora silenciosa, nunca fui muito de comentar não. Mas olha, não deixe blog de lado não! Adoro quando há novidades! Sei que o momento que vc está passando é complicado. Acho que esta dúvida é algo que persegue todos nós que vivemos fora do Brasil. Temos só que ter em mente que muitas vezes idealizamos um Brasil que não existe mais. Muitas vezes nos lembramos somente das coisas boas. TODO lugar tem seu lado bom e seu lado ruim. Isso é um fato. Estar longe da família é muito mal, mas temos que pensar se estar perto dela seria a solução dos problemas ou esse é somente uma espécie de fantasia que criamos em nossa cabeça. A decisão é somente sua. Tem que pensar bem e ver para onde a balança tende mais. Um beijo e fique com Deus