quarta-feira, dezembro 12, 2007

Só pra colocar a conversa em dia...

Nessa fase de não ter o que fazer, lá fui eu de novo arrumar pano pra manga. Sabe assim...vai chegando o fim do ano, você começa a pensar num 2008 novinho em folha batendo na porta, e pensa em coisas que quer fazer para que o próximo ano não passe batido, ou seja, algo que o faça o ano realmente valher a pena.

Eu ando meio presa, pois minha família tem o dia D - ou diria, dia E de Entrevista - no consulado na proxima segunda, onde vamos finalmente ver quando eles vem pra cá. Até lá, como digo, minha vida está “on hold”.

Aí, de novo, nessa de ‘não sei se caso ou compro uma bicicleta’, cheguei a conclusão que definitivamente devería voltar a estudar no próximo ano. Porque aqui, 'nos States', você - degree = nada que valha muito a pena. Não vou generalizar, mas é mais ou menos assim. Mas aí vem a pergunta: estudar o quê?! Que nova carreira seguir? (pois é...já disse que gostaria de mudar de carreira?)

Aí, decidi mandar um email para o meu ex-diretor, da escola do Canada que fui representante, e pedir a opinião dele. Além dele ser um homem muito bem sucedido, uma das razões pelo qual pensei nele é porque, no fim das contas, um dos motivos pelo qual vim parar nos EUA e não Europa, foi ele. Ele quem me incentivou. E cá estou eu.

Enfim, ele me mandou um email e-n-o-r-m-e, que eu gostei demais, cheio de idéias. Pra ele, o certo sería encontrar alguma coisa que eu possa trabalhar de casa. Logicamente, ainda mais agora que sou mãe, este seria o deal. Mas já fiz mil pesquisas, e pra tanto, quase sempre tenho que ter capital para investir primeiro, pra depois ver a coisa deslanchar. Coisa que, infelizmente, não tenho agora.

Aí, caso eu volte à estudar, a opinião dele sería voltada para Graphic e/ou Web Design, ou Database development. Eu já havia pensado no assunto, sobre entrar na área dos computadores, mas nunca pensei que fosse a minha área. Mas depois que ele me mandou o email, parece que uma lâmpada se acendeu na minha cabeça, e pensei: “Está aí, de repente deve ser isso que eu devería fazer." E outra, pra quê se vai à uma Universidade, pra aprender, não é mesmo?

Mesmo bem mais animada, continuava com uma pulguinha atrás da orelha, tentando entender se isso era mesmo a minha praia. Aí decidí conversar com a Luciana ,que trabalha na Microsoft e é também muito bem sucedida. Se alguém podería me dar um bom insight no assunto, sería ela, que trabalha na maior e melhor companhia do ramo.

Aí, segundo ela, o que eu desconfiava: Graphic Design e Web Design, dá pra aprender. Mas grande parte depende de talento, e isso, ou você tem, ou não.

Aí, fui conversar com a Clau que também é da área, está sempre em vários projetos diferentes, gosta e também sabe muito bem do assunto. Pois é, ela me disse a mesma coisa. No entanto, na parte de programação, é algo que dá pra aprender (não depente de talento) , paga-se bem (até mais do que Design), mas tem que gostar da coisa.

Aí que está, eu não sei se gosto da coisa, porque nunca precisei mexer com isso. Agora, uma coisa que ela deu a dica - que estou procurando mais à respeito - é uma certificação em Project Management. Independente da área, é bom ter, e dá um ‘up’ bem bom no resume (curriculum).

Mas enfim, marquei um horário em duas Universidades daqui para conversar com um Adviser. Conversa vai, conversa vem, e foi aí que chegamos à conclusão que…definitivamente, esse não é o meu ramo. Computer Science não é a minha praia.

Eu gosto de papéis, escritório, pessoas. Eu tenho é que fazer algo voltado para Business, de repente Accounting, ou algo voltado para Gerência de Negócios. Ele viu que, pela minha personalidade, eu tenho chances de crescer muito numa empresa, desde que eu faça algo que goste. E parando pra pensar, foi mesmo o que aconteceu quando trabalhava no Brasil. Sempre crescí muito bem, fazendo o que era apaixonada - turismo.

Isso foi bom e ruim. Pensei que no fundinho, eu podia fazer qualquer coisa. E de repente eu possa…mas isso não quer dizer que seja algo que eu vá realmente gostar e apreciar no meu dia-a-dia.

Mas, por enquanto, minha vida continua ‘on hold’, pelo menos até segunda-feira. Torçam aí que meus pais não vão cair com a tal “loira do consulado”. Porque ela é dureza. Vai se uma opotunidade ótima de passar esse tempo com a família, enquanto meu pai consegue 2 meses de ‘folga’ na quimioterapia.

Torçam aí!

Bjs,

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cyn,
Eu vim levantar a bandeira do Turismo. Tb sou formada em turismo e uma das coisas que eu curto mais nessa area eh o leque de opcoes que existem no mercado de trabalho. Nao sei qual seria a melhor opcao no seu caso, mas eu ja trabalhei com eventos em um hotel na Carolina do Sul e fiz uns bicos em NY. Eventos eh uma area que vem crescendo muito ultimamente e todas as grandes empresas tem um departamento de eventos.
Boa sorte na sua escolha e no visto da sua familia.
bjo
Erica.

Leilane disse...

Oi Cynthia,tudo bem??????
Boa sorte pra seus pais,se Deus quiser vai dar tudo certo.
E a Becca como está???A Renata te mandou um beijão.Tudo de bom amiga é assim que sempre falo de vc pro Lucas ele me pergunta quem é essa ai mãe,eu respondo é minha amiga de muitos anos atrás e hoje ela mora bem longe,mas eu nunca me esqueci dela,ele retrucou:Amiga mãe a gente tem de ver todo dia e eu respondi não é não amiga é aquela que a gente guarda no coração.
Beijos querida tenha um Natal maravilhoso e um 2008 cheio de realizações.Vc merece!!!!!
Fica com Deus.

Daniele disse...

Oi Cyn,

Espero que voce consiga encontrar o seu caminho. Obrigada pelo comment la no blog. Pois aqui em Utah neva bastante apesar de nao ser considerado um estado do norte, eh interessante como essas coisas funcionam. Beijinhos

Ana Paula Soldi disse...

Cyn eu estou na mesma dúvida decidi estudar o ano que vem e depois de ter feito psicologia e nao ter gostado, estou pensando em outra coisa mais ainda nao sei o que, e o tempo vai passando e eu nada de idéia, pensei em arquitetura, odontologia, medicina que eu amo mais na hora de mexer em cadaver com certeza desmaio, hehe e nao sei o que quero.
estou aqui torcendo para que dê tudo certo e seus pais possam viajar.

beijocas

Patricia disse...

Cyn
Espero que sua família consiga o visto! A Rebeca merece os avós por ai pra curtir com ela!
Sabe que nessa de mudar de país eu tb quis mudar de profissão. E tive que mudar tb! No Brasil fazia direito. Me decidi por business. Mas pelo emprego da minha hostmom vejo que é bem flexivel e ela gosta da parte de recursos humanos do trabalho dela. Vc pode trabalhar bem flexivel e em casa ate com uma designation de accounting: CMA, ou CA. Dá uma olhada.. vou levar meu degree de business pra esses lados!
Merry Christmas!

xxx disse...

É sempre bom começar ano novo com idéias novas... mas acho essencial trabalhar em algo que gostamos de verdade, porque, caso contrário, a vida se torna um inferno. Afinal, passamos mais tempo trabalhando do que com a família.
Estou torcendo para dar tudo certo com seus pais!
Beijos

Unknown disse...

Oie Cyn, eu tava me sentindo assim tbm ja faz tempinho, ai resolvi nao perder tempo e ja voltei a estudar. Eu tbm ia esperar pra comecar em janeiro, mas como conheco eu e meu marido, algo ia acontecer pra que janeiro nao dese certo, ai comecei mes passado mesmo. To fazendo Massage Therapy Sports and Clinical, eh muuito legal, nunca tinha pensando em fazer massagem na minha vida, mas quando pesquisei os salarios, a flexibilidade de horarios que essa area tem, nao tive duvida comecei o curso e to amando. A area the health care tem varias opcoes muito boas com horarios flexiveis e otimos salarios, da uma pesquisadinha se se interessar....
Boa sorte
Beijuss

Anônimo disse...

Oiiiii
Entao flor, depois q nos falamos hj resolvi passar aqui no teu blog to catch up...hehehe... menina, eh adicting... to lendo,lendo, lendo... e nao to nem perto de chegar onde parei da ultima vez que vim aqui... e a hora passa q eh um beleza... vc eh muito boa de imaginacao, criatividade e escrita... good job!!! rs...

Entao, to lendo esse teu post de voltar a estudar e tals... e eu quero te dizer q fiz Project Management e achei muito bom... muito informativo e aprende muito... bem amplo, abrange varias areas e tals... e eh verdade, independente da area, eh bom ter e sim ajuda no curriculum.(qdo vier aqui em casa e mostro uns materiais do curso se quiser... bom pra ter uma nocao e tals...

Enfim... mudando de assunto... eu li q o Brandon tem diabete, sabes q eu ia te perguntar sobre restricoes com alimento e tals... me dah umas dicas do q fazer proces??? pq ia fazer uma comidinha bem brasileira, tipo um feijaozinho arroz e tal... mas nao sei o q vcs nao comem... costumo usar bacon e liguica pra o feijao... enfim... me ajuda a bolar um cardapiozinho basico...hehehe....

A gente se fala mais por telefone... ja to com dor de cabeca, ombros, dedos, olhos vermelhos...hahaha... to ficando eh velha...hahaha....

Bem, eh isso....
Nos vemos em + ou - 1 semana!?

Eu te ligo... maybe tomorrow!!!

Bjus
Meire

Angela disse...

oieeeee

tudo bom com vc?

Entao, amiguinha, também sou dessas de fazer o que sou + afim...é a melhor coisa,a melhor profissao é trabalhar no que se gosta e no que se tem jeito.

Beijao e bom fina de semana prá vc!

angel

ps: estou torcendo!!!

Claudia disse...

Os dedinhos todos cruzados pra familia conseguir o visto e estar com vcs logo logo!
E que 2008 traga a claridade de pensamentos.. e vai tentando, se uma coisa não der certo, tenta outra... :)
Estou aqui pro que precisar tá?

beijos

david santos disse...

Passei para desejar-lhe um bom final de 2007 e um bom ano de 2008.

Aproveito para LHE pedir que participe na blogagem colectiva que se realiza amanhã, dia 17, em prol da menina Flávia

Sonho Meu disse...

Quanto a tua vocaçao, o que eu tenho a te dizer e o que eu sempre falo pros jovens é...SIGA O TEU CORACÀO"...se voce trabalho no que voce gosta, o dinheiro vai aparecer.
Boa sorte pro seus pais la no Consulado.
bjos,
me

disse...

É dificil mesmo a gte decidir o que quer fazer...mas acho que a sua parte vc ta fazendo rs procurando!
Boa sorte para os seus pais viu?? Vou torcer!
Bjooo

Lucia disse...

Olha, tenho faculdade em computer Science e uma minor em Graphic Arts. Ja fiz um certificado em Web Design e ano que vem tb estou contemplando comecar meu mestrado (so tenho que decidir na faculdade agora).

Eu resolvi que vou fazer mestrado em Information Science e me especializar em "Information Security" ou "Database Management". Posso dizer sinceramente que levei um tempao pra conseguir decidir o que queria fazer e agora vamos ver onde isso vai me levar... espero que um dia eu possa trabalhar na "Google", seria o maximo!

Mas siga seu coracao sim, pois assim sempre estara satisfeita e contente de ir trabalhar todos os dias. Isso e' a melhor coisa!