domingo, maio 18, 2008

Acabou...

...o treinamento. Não pude ir nos ultimos dois dias por causa da ‘mardita’ conjutivite. Baniram-me da sala, rs.

Mas enfim, o que posso dizer? Muita, MUITA informação entrou na minha cabeça. Aprendi demais. As vezes é até dfiícil ‘digerir’ tantos novos assuntos. Imagine que peçam à você, mulher, que explique como um carro funciona, o trabalho do motor, o poder de aceleração, ou…o que significa o ’duplo comando do cabeçote’, ’3.0 V6’ ou ‘sobre injeção multiponto’. Fácil, pra quem entende do assunto. Nem tanto pra quem não entende de mecânica. Foi mais ou menos assim que me senti no primeiro dia na HP…sem saber muito das tecnologias atuais. Coisas bobas, mas fundamentais como a função do processador ou qual a quantidade de memória é preciso dependendo do que se queira fazer com o quê.

Trabalhar na HP é bom. Hoje, a maior companhia de IT do mundo - pois é, passou até a Dell, depois de todos os problemas que eles tiveram com os laptops. Embora seja mais conhecida pelas impressoras, desktops e notebooks são parte tão integrada da companhia quanto as printers (que diga-se de passagem...não há melhores). HP chegou até a manufacturar TV’s e cameras, mas vai apenas continuar na linha do que faz melhor.

Assim como eu, a maioria do pessoal que começou nesse departamento e estão em cargos de gerenciamento também não entendíam bolhufas do assunto, o que é bom saber. É claro…não estamos falando da parte técnica, mas sim de vendas, o depto que estou trabalhando. Nesse escritório, lidamos com todas as vendas dos EUA do Home and Home Office website, e apenas um pouco mais de 300 funcionários para atender esta demanda toda, tanto de clientes individuais como pequenas e médias empresas.

Eu não sabia em que ponto estavamos tratando-se de tecnologia, além do que vejo nos comerciais na televisão. Hoje me sinto vivendo a realidade do filme ’DeVolta pro Futuro’. Podemos não ver carros voando - o que não é muito pratico anyway - mas do resto, já podemos experimentar todas as delícias de um mundo pra lá de moderno.

Só pense em como a vida mudou de 10, 15 anos pra cá. A internet passou a ser parte integral de quase qualquer individual ou família. Deixamos as cameras normais e trocamos pelas digitais. Assim, ao invés de revelar os filmes e mandar pelo correio pros amigos, ou, scannear tudo, foto por foto…apenas pegamos a memória da camera, inserimos no laptop, ou a conectamos diretamente no computador com um cabo USB e tudo está lá…disponível pra mandar pra qualquer pessoa em qualquer continho do mundo. As mesmas fotos, você faz um download delas no site de fotos de sua preferência, e pode ir buscá-las na loja mais próxima em 1 hr ou pedir que mandem pelo correio direto pra sua casa. Fale em praticidade!

O telefone. Primeiro era o de discar. Depois passou para o de ‘apertar’, que passou a ser sem fio. Aí surgiram os pagers, ou ‘bips’ como alguns costumavam dizer. Em São Paulo, no fim dos anos 90 to-do-mun-do tinha um. Dois anos mais tarde todo mundo trocou os pagers pelos celulares. É dificil encontrar alguém que não tenha um, que a princípio eram só pra ligar a receber ligações. Mas os tempos mudam, né? Agora fazem o básico + mandam mensagem + tiram fotos + fazem filmes + tem acesso a internet, e por aí vai.

Impressoras…todos os tipos e formas. Deskjets, Photosmart, OfficeJet e Laserjets…disponíveis pra qualquer necessidade e, bolso. Acabou a tinta? Se for HP, é só ligar pra eles e no próximo dia ela é entregue na sua casa, via Fedex, e free shipping! Muita comodidade.

E é aí que estou, aprendendo sobre o novo e sabendo o que vem por aí. Infelizmente é duro notar como as coisas são tão mais caras no Brasil, o que acarreta um acesso mais difícil ao mais novo. Parece que estamos sempre a 1 passo atrás do que é normal aqui…mas fazer o quê. Pelo menos você pode parcelar em até 12 vezes!

Por exemplo, dá dó ver o laptop Compaq mais barato (que eu achei) à venda por R$1499.00. E,ver que tem só 512MB de memória, sendo que pra suportar o Windows Vista Home Premium você precisa no mínimo ter 1GB. Aliás, aqui ninguém mais compra laptops com menos de 1GB de memória. Pelo menos 1 ou 2...se possível 3 ou 4. Isso porque, com novos programas, jogos e outras coisas mais vindo por aí, ter pouca memória, ou um processor não muito bom é quase que perder dinheiro. Ou seja, você pode usá-lo com os programas disponíveis agora, mas não com os novos que vem por aí…como muitas coisas que Windows Vista tem a oferecer, e que é o único programa que terá suporte daqui a 1 mês.

E só pra comparar, o mesmo laptop - só que com 1GB de memória - aqui custa $479.99.

Mas enfim, não quero falar das diferenças daqui e dalí…mas sim do que está aqui disponível por aqui, e que eu, uma consumidora comum, ainda não conhecia e agora quero pra mim. São tantas coisinhas!!!

A cada dia vou falando de uma coisinha nova…os primeiros: Home Server e LoJack para laptops. Volto logo.

Bjs,

9 comentários:

Claudia disse...

Cyn,

estou achando o máximo você mergulhando nessa onda de tecnologia! Welcome to the club! :)
Espero que a conjuntivite ja tenho melhorado.. beijinhos

Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cheers! Fla disse...

A tecnologia eh o maximo mesmo neh?

Tbem adoro aprender coisas novas.

bjs

Bia disse...

Eu tenho um laptop da HP q comprei no inicio do ano ai! É otimo, unico problema eh q toda vez q eu quero usar o skype eu tenho q desinstalar e instalar novamente! :P

Melhorar com a conjuntivite!

Lucia Cintra Stevenson disse...

Parabens por completar o treino e espero que esteje melhor da conjutivite.

Vou adorar a ler aqui sobre coisinhas novas de computacao. Nao esquece mesmo de escrever a respeito. bjos

Michelle disse...

oi Cyn, acho mto legal aprender coisas novas, sem falar que emprego novo significa novas expectativas, novos amigos e aprendizado
espero que dê tudo certo ai
bjs

Isabella disse...

Oi Cynthia, vc está no caminho certo! Um bom emprego que vai lhe dar muitas oportunidades.

Tenho um Pavillion dv4000 há 3 anos e estou louca por uma da séria 4700t. Tem algo mais novo vindo por aí?

bjs e tudo de bom : )

Angela disse...

oi Cinthia!

Puxa, espero que vc melhore dessa conjuntivite logo logo, o treino acabou, mas o emprego é seu, e é que importa.
Sobre pcs, o nosso laptop daqui de casa é da HP
8-)

Beijo grande pá vc,
prá fofoletta da Rebecca
e BOM final de semana, viu!

Angela

Flavia Bina Augusto disse...

Olá Cynthia. Como Vai?
E a Becca Linda?
Bem não entendo nada de informática e quando li seu post fui confirmar se não estava lendo alguma coisa do trabalho do Marcelo rsrs. Que não entendo nada também.
Ele trabalha na EDS, agora HP e também está na espectativa de como as coisas vão ficar. Mande Notícias. bjs. Flavia