terça-feira, agosto 26, 2008

Moving Up...and Moving On...

O Brandon estava comentando que a Becca mal fez 2 anos de idade e já está morando no 4º Estado. É mole?!

Pois é…a mudança foi, como posso dizer, ‘challenging’. Tudo aconteceu na mesma semana (meu pai e a mudança). Não consecution me concentrar muito, não conseguia arrumar quase nada, foi um horror. Ainda bem, amigas queridas vieram em meu socorro, me ajudaram, tiraram minha mente dos acontecimentos e me fez um bem danado. De coração, obrigada Cinthia e Germana.

Chegando em Utah, vida nova…mais uma vez. Alugamos uma townhouse (sobrado), que é maior do que a casa que estavamos morando em Idaho. E é praticamente brand-new…tudo novinho, novinho. Ainda temos a nossa casa em Frederick, MD, que com essa recessão fica bem difícil vender, então estamos alugando. Mas já estamos vendo as possibilidades de comprarmos algo aqui na região mesmo assim. Há partes de Ogden com casas antigas, lindas de morrer. Eu gosto de casas ou bem antigas ou bem novas…vamos ver o que conseguimos no próximo ano.

O temperatura continua bem alta…média 35ºC. Domingo fez 40º. Mas, nada que um ar condicionado não resolva. Ainda assim, continuamos com o ar bem mais seco do que húmido, o que ajuda bastante e nem sentimos tanto.

Há uma trilha bem aqui do lado de casa...eu e a Becca já estamos tirando proveito e vamos fazer caminhadas e andar de bicicleta. A trilha é linda, à beira de um rio…uma paz só. Vou tirar fotos e colocar aqui.

Estou procurando emprego, mas sem muita pressa. Desta vez não será algo temporário, e quero trabalhar com algo que realmente goste…então vou esperar pela oportunidade certa. O Brandon está amando a companhia nova, dando-se bem com todo mundo, eu estou MUITO feliz por ele.

A Becca continua crescendo bastante e está mais sapeca do que nunca. Ainda não fala muito, propriamente, mas conta até 10 em português e inglês. Fale em orgulho! Eu decidi agora que quero aprender espanhol, o correto, e sair do portunhol, onde eu entendo todo mundo mas ninguém entende o que eu digo. Aqui em Utah parece existir boas oportunidades de trabalho para quem seja bilingue, principalmente com espanhol. E porque não ser trilingue, certo?

UTAH...

Ainda estava nervosa em me mudar pra cá, pois como a maioria diz(e sabe), Utah é o Estado dos Mormons. De fato é, e antes que começem, não sou contra - tampouco a favor. Inclusive tenho amigos que são, que gosto muito e que são muito respeitáveis. Religião é um assunto que praticamente não tocamos. O que acontece é que todos sabemos que hoje em dia qualquer religião que tem o ‘controle’ de um determinado lugar acaba que ditando as ordens e tratando diferentemente quem não faz parte do grupo. Não que seja proposital (pode ser que sim) mas eu prefiro acreditar que é apenas consequência do fato de serem a maioria.

Antes de me mudar lí mil e um fóruns e artigos sobre o assunto. Quem parece ser mais afetado são as famílias de não-mormons com crianças em idade escolar. Nós sabemos que crianças por si só, independente de raça, cultura, educação ou religião podem ser cruéis. Levam muito a sério alguns assuntos e tratam diferentemente quem faz não parte da mesma “tribo“. Não que os pais os ensinaram isso, mas é algo que eles acham que deve ser assim. Como em outras regiões onde o preconceito pode ser pela roupa, situação financeira ou raça…se é negro ou branco, aqui geralmente o motivo é a religião. E o assunto pode ser delicado. Mas como a Becca ainda não vai pra escola, não vou me preocupar com isso por agora.

Antes dessa proposta de trabalho, o Brandon também recebeu uma outra ao sul de Salt Lake City. Na cidade em questão, 98% da população era de Mormons. E o empregador foi direto e honesto com ele…se vc não for um deles, este não será o lugar pra você. E somos felizes pela honestidade dele. A cidade era um dos locais que todo mundo leva a crença mais do que a sério. É o único assunto, a única coisa que existe. O que siginifica que não sería o local para nós.

Mas, Utah todo não é assim, principalmente Salt Lake City. Há muitas famílias mudando-se pra cá (O Estado em geral) de diferentes culturas e religiões. Claro, há leis em Utah que não existem em nenhum outro local dos EUA. A cerveja, tem menos alcool do que o normal. Você tem que ser sócio de bares para frequentá-los. Também, em cada centro da cidade, obviamente, você sempre vai encontrar um Templo, e mais outro dalí umas 5 quadras. Mas, mais do que isso…parece normal. Há não ser os parques e a beleza natural. Ainda não visitei muito…mas já ouvi dizer que tem alguns dos mais lindos parques do país. E estou feliz pela oportunidade de morar aqui.

Quanto à cidade que estou morando, sinto que seja uma cidade como qualquer outra. Vai ver todos os rebeldes vieram morar aqui. Eles até vendem cerveja no supermercado! Posso frequentar a minha religião sem problema algum. Ahh, só outra coisa que parece diferente… Fomos no Ikea 2 semanas atrás, e, de verdade….eu nunca ví tanta mulher grávida na minha vida! Eu sabia que a maioria aqui tem famílias grandes… parte da cultura, mas é impressionante! Cada família parece ter no mínimo uns 4 filhos…

Fomos de trem para Salt Lake, andamos um pouquinho pela cidade, e parece linda demais. Aliás, para quem não sabe, foi a sede das Olimpiadas de Inverno de 2002. É bem moderna e ainda assim com alguns locais antigos. Precisamos voltar e ver mais.

Enfim…nossa experiência por aqui tem sido feliz. Temos sido tratados muito bem, e a nossa felicidade é que importa. E também, como alguns costumam dizer, é mais ou menos assim: "Você faz o lugar". Se seremos felizes ou não, grande parte depende da nossa atitude. E estamos ansiosos com as oportunidades que a região oferece. Liguei para a minha mãe e ela disse que agora, em pleno Agosto está o maior calor…quer dizer, inverno que já era escasso, praticamente não existe mais. E olha que não estamos falando do Nordeste…isso é Minas Gerais!

Aqui estamos tendo um verão ‘caloroso’ (ainda não choveu desde que nos mudamos) e estamos ansiosos para experimentar o inverno… não que eu seja fã de neve no dia-a-dia (quem me conhece, sabe), mas moramos à minutos de distância de 3 estações de esqui - isso mesmo, 3! - inclusive a Snowbasin, que foi uma das sedes nas Olimpiadas e é a mais antiga estação de esqui dos EUA. Eu estou doida pra tentar esquiar pra valer - a primeira vez, no Canada foi um desatre - e principalmente tentar snowboarding.

E olhando por esse angulo, isso será ótimo principalmente para a Becca…ela poderá vivenciar as 4 estações do ano - o verão com bastante calor, piscina, e outdoors; o outono lindo de morrer, com arvores vermelhas, marrons e laranjas; o inverno, com neve e estando à beira das estações de esqui, e a primavera…que inicia o ciclo do novo. Definitivamente experimentar uma infância totalmente diferente da minha! E esperamos, sinceramente, continuar por aqui por uns bons tempos.

Bom, é isso….vou sair tirar algumas fotos daqui pra poder mostrar para vocês.

11 comentários:

Laurinha disse...

Oi Cyn
Como voce esta?
Fico contente que esteja saindo tudo direitinho com relacao a mudanca de voces. Achei interessante saber de mais detalhes sobre Utah, ja sabia que era regiao dos mormons, mas nao sabia que tinha que ser socio dos bares, que estranho isso.
Utah tambem eh regiao de poligamos, nao? Talvez seja por isso tantas mulheres gravidas. Voce ja assistiu o seriado do HBO Big Love, todo feito em Salt Lake City? Eu adoro aquele seriado.
Boa sorte pra voces! Acho legal mudar assim, ver outros lugares.

Daniele disse...

Oi Cyn, amei o seu post. Eh engracado ver a opiniao de uma outra pessoa sobre os mesmo locais que conheco. Eh uma sensacao diferente. Quanto a Ogden, vc tem razao, tem bastante pessoas por la que nao sao mormons. Parece que Odgen e Salt Lake City sao as cidades com o menor numero de membros. As cidades do sul de Salt Lake sao as com o maior numero de membros. Alias, fiquei super curiosa, mas essa cidade que vc comentou sera que eh South Jordan ou Draper?

Entao voce foi na Ikea? Eu adoro a Ikea e Eu moro "pertinho" da Ikea, a gente deveria combinar de se encontrar algum dia. Ia ser bem legal.

Antes dos comentarios comecarem mesmo, queria dizer que existem poligamos aqui sim, mas eles sao a minoria e nao fazem parte da igreja. So queria deixar claro, porque tem um monte de gente que ainda faz confusao com isso.

Queria te dizer uma coisa tambem, nao fica com receios dos Mormons nao (incluindo eu, haha). Nos somos gente boa, viu!

E nao esquece de ir conhecer o Park de Layton, na cidade de Layton que eh o parque mais lindo dos EUA na minha opiniao.

E tambem, se voce precisar de alguma dica de lugares, lojas, parques, trilhas, restaurantes e sei la o que, me manda um e-mail ou entra em contato comigo. Sera um prazer te apresentar pra esse estado especial!

Tambem no inverno, precisamos combinar da gente se encontrar pra ir ver as luzes do templo na epoca do Natal. Eh um show e vale muito a pena. Beijos e ate mais.

Cheers! Fla disse...

Oi Cyn,

Estou aqui com lagrimas nos olhos ha, ha, mas nao de tristeza, muito feliz por voce estar se dando bem (na medida do possivel), estah mostrando um astral otimo no seu post e tenho certeza que essa mudanca vai ser otima por que voces estao em um lugar novo, como vc disse, vida nova!

A Becca deve estar uma sapequinha mesmo neh? Dah um beijo na bochecha dela.

Nani disse...

Cyn, sempre dizem que depois da tempestade sempre vem a calmaria.
Deus sabe o que faz. Estou feliz por voces estarem felizes e vivendiando uma nosa fase da vida de voces. Eh dois anos passam muito rapido.. a Becca que linda, queria ve-la falando portugues um dia...
Olha, nunca fui a Utah mas tenho uma amiga (de internet, assim como voce) desde anos atras, ela tb foi au pair, e casou com um mormon, eu nao entendo muito da religiao deles, mas eles sao normais, gostam de sair com amigos, com a familia, de viajar... ele fala portugues, fez a missao dele no Brasil e soh depois q voltou p os EUA que conheceu a minha amiga tb atraves da internet, e ela tava lah no Brasil, aih ela veio como au pair p cah, e depois q terminou casaram. Hoje ela mora em Salt Lake City com ele. O nome dela eh Lory, vou falar de voce p ela, p ela vir aqui no site dar um alo quando ela tiver um tempinho. Acho q o mais dificil de mudar eh a falta de amigos no inicio. Mas sabendo como voce eh, nao tenho duvidas que logo fara muitos.
Estou torcendo por voces viu. Ah, logo que eu mudar meu plano (jah era p ter feito) eu ligo aih p gente conversar mais.
Beijos no coracao.

Nani disse...

corrigindo... VivenCiando

Kika VilaNova disse...

Oi Cyn, vim a teu blog atravez do da Ellie, pois ela comentou que voce tinha se mudado pra Utah. Moro em Provo e se quiser conhecer pessoas por aqui, estou a disposicao. Tambem tem uma menina na minha lista, Emma, que tem gemeas de 2 anos e sempre as leva a atividades, ela eh otima! A gente podia fazer algo um dia com as criancas tambem. A gente adora churrascar...

Bem, desculpa a invasao! Seja bem vinda e se precisar de qualquer coisa eh so avisar. Sou de Recife, e moro aqui ha 7 anos :)

abracos!

Lucia disse...

Oi Cyn, que bom saber que voce esta melhor e se adaptando a um lugar novo. Eu ja visitei Utah ha muitos anos atras com minha familia e fomos num dos parques dai (tenho que agora procurar fotos pra ver o nome desses parques que no momento nao me vem a cabeca).

Apesar de ter crescido no Rio (onde nao existe nenhuma outra estacao alem do verao e "menos verao") eu absolutamente AMO as 4 estacoes definidas daqui tb. E acho que ultimamente a minha favorita tem sido o Outono, pela beleza e pela temperatura agradavel.

Estou ansiosa pra ver as fotos e espero que voce tb consiga achar um emprego que te satisfaca tanto quanto o do Brandon. bjos

Sonho Meu disse...

Religiao ae politica nao me meto. O assunto é complexo e ninguem se entende ne mesmo?

Bom que vc tá gostando de tuo por aí. gostaria muito de morar num lugar friozinho. Maryland é mas nem tanto, como vc sabe.
beijos e boa sorte pra tí.
me

Carol Vidal disse...

Eu me mudei pro estado de New York esse ano e fui cair bem numa comunidade judaica. Judeu ortodoxo, de roupa preta, cabelo comprido, mulheres de cabelo escondido, e coisa e tal tem de monte por aqui. No começo tinha muito receio, não de que eles fossem fazer algo, mas de que eu fosse dar bola fora e falar algo que pudesse ser ofensivo. Hoje conheço uma família e gosto deles. Na verdade sou amiga da au pair deles, mas eles sempre foram super simpáticos comigo, me perguntam coisas, conversam na boa. Bem legais.
Sei lá porque contei isso. Só pra compartilhar mesmo.
Ah! Conhecer as 4 estações do ano vai ser o máximo pra Becca. Isso é o que mais quero pra infância dos meus filhos.
Aproveite bem este estado novo, a casa nova, o cheiro de vida nova no ar.
Beijinhos mil.

Lucia disse...

Oi Cyn, ja que nao tenho seu email, gostaria de agradecer pelo conselho no meu blog sobre a compra da casa. Estou com um pc de medo sim de estarmos indo too fast. Se v tiver qq outro conselho q possa me dar eu agradeceria mt. Meu email e' lunovidades@gmail.com

Thanks again e bjinhos

Anônimo disse...

Very good!