quarta-feira, abril 01, 2009

Eu quero ir, mas eu quero ficar...

(sem acentos...)

Pulando de blog em blog, fui parar num bando de blogs de americanos vivendo no Brasil. Quer dizer...american(a)s, geralmente casadas com os seus queridos brasileiros...tai o motivo da mudanca. Muito raramente voce encontra um american(o) casado com uma brasileira, ambos morando no Brasil. Por que sera?

Enfim...ler estes blogs foi realmente comico. Aquela mesma historia que tanto eu como muitas conhecidas escreveram quando a nossa mudanca para a terra do Tio Sam aconteceu. Convenhamos, deve acontecer com qualquer um que se depare com uma nova cultura.

Primeiro, tudo parece estranho e voce nao entende o motivo porque eles fazem isso assim, aquilo assado e assim por diante. Geralmente, mudar de pais eh um completo choque! Ai o tempo vai passando, voce vai se acostumando, a coisas parecem ate fazer sentido (lavagem cerebral cultural), e por ai vai. Mais uns meses e voce comeca a descobrir mais comidas, passa a repeti-las o tempo todo e se pergunta como chegou um dia a viver sem essas delicias. Depois das primeiras comparacoes e diante de tanta novidade, nao ha mais tempo pra pensar no pais que deixou pra tras.

Mas o dia chega, e depois de alguns anos... voce eh uma completa ‘mess’. Gosta daqui, mas tambem gosta de la...odeia coisas aqui e de la entao, nem me fale! Ve constantemente noticias dos dois paises (isso se nao eh um daqueles que ainda assina tv do pais nativo). Quando uma coisa boa acontece por la...morre de saudade e deseja que por la estivesse. Le uma noticia ruim ou sabe de uma injustica...respira fundo e da gracas a Deus de por la nao mais morar.

Esses sentimentos contraditorios sao constantes. Para mim pelo menos, parecem uma eternidade. Depois de 5 anos morando nos EUA...me sinto ‘americanizada’. No entanto, quando as coisas me irritam, as contas para pagar aumentam, a vida fica dificil...respiro com ar saudoso e tento me lembrar se minha vida no Brasil tambem era dificil assim. Nao lembro muito bem, mas se fosse perfeita, ir para outro lugar nao estaria na minha lista de desejos! E sei que as coisas, no mundo inteiro, nao estao faceis.

Mas ainda assim queria muito ir para o Brasil e morar la por uns 2 anos. O maior motivo eh porque gostaria que o Brandon aprendesse mais sobre mim e minha cultura – mesmo que este ‘mim’ e esta 'cultura' esteja bem distante do que eram antigamente – saiba o que eh ter que aprender outra lingua, entrosar-se com uma nova cultura, viver uma vida que ele nunca imaginaria. E claro, a segunda maior razao seria para ficar mais perto da minha familia e ve-lo fazendo parte dela...mae, irmaos, tios, primos, avo...coisa que andam me fazendo muita falta ultimamente.

Mas ao mesmo tempo que quero isso...eu tambem nao quero. Tem muita coisa aqui que nao imagino vivendo sem. Outras que ja sei que vou enfrentar se voltar e que soh em pensar me dao calafrios. Como eh que faz? Se eu pudesse trazer todo mundo pra ca, pra mim seria o ideal. Um pouquinho do Brazil, um tanto dos EUA, nao seria bom demais?

Mas nao da... por isso eh que, de tempos em tempos (digamos agora), bate essa vontade sem definicao: Eu quero muito ir, mas quero muito ficar...

13 comentários:

Daniele disse...

Oi Cyn, tambem passei por essa fase mas com o tempo isso passou e hoje em dia nem cogito a idea de voltar. Gosto muito daqui e quero criar raizes.

Beijinhos.

Isabella disse...

É complicado mesmo Cyn! Passei quase 3 meses no Brasil mas sei que a vida q eu estava vivendo lá, mesmo trabalhando, não seria aquela. Então voltei pra casa (aqui) feliz e vou levando o melhor dos 2 mundos : )

bjs

Sonho Meu disse...

Eu amo minha grande familia brasileira e quando vou lá, aproveito pra ri, beijar e abraçar todos.
Meu marido é americano e moramos no Brasil 15 anos entre idas e vindas. Agora mesmo, ele ta doidinho pra voltar. Ele fala portugues sem sotaque algum, adora o Brasil e diz que em 7 anos vamos nos aposentar por lá.
Eu gosto muito daqui...vamos ver como vi ficar.
bjs,
me

Cheers! Fla disse...

Eu nao me vejo morando mais no Brasil, mas morro de saudades, nao acho que pertenco a lugar nenhum e as vezes isso doi um pouquinho no coracao... sem raizes em lugar nenhum :-(

bjs

Juliana disse...

Oi Cyn, eu confesso que fiquei curiosa em ler os blogs de americanas casadas com brasileiros. Passa alguns sites quando puder por favor.
Bjs e desejo o melhor para voce e sua familia.

Sandra disse...

Pois e Cyn

Eu tb vivo com vontade de me mudar para la (especialmente no inverno). MAS o Brasil nao e perfeito tb... e sei nao... A questao financeira, a seguranca... enfim... sera que eu quero criar meus futuros filhotes la???

Espero q esteja td bem ai com vcs!

Monica disse...

Ah de novo, eu poderia ter escrito esse post!
perfect

Monica disse...

Ah de novo, eu poderia ter escrito esse post!
perfect

Sra. Rapadura disse...

Olá Cyn, entendo perfeitamente essas interrogações e vivo nesse dilema. Principlamente nos fins de semana, qdo ñ posso ter minha casa cheia com as pessoas que gostaria de partilhar essa minha vida na terra de Cabral!
Ah, o endreço do meu blog (antigo a vida é feita de escolhas) mudou atualiza no seu.
Bjs e fica c Deus
Leda

Coisas de Ta disse...

Eu quero ficar por aqui mesmo... rsrs

Mas quero ir lá 3 vezes no ano. :)

Impossivel, no ano passado ñ pude ir nem uma.

Estou confusa, quero ir e quero ficar...

Bjus

Anônimo disse...

nossa , parece que estou lendo meu diário ,,,, qual brasileira casada com americano e que mora certo tem no US passa pelo mesmo dilema ,, por acaso navegando na internet nem sei dizer como acabei achando seu post neste blog , nem imaginava neste momento ler estes textos que tanto identificam -se comigo , este ultimo , é realmente o que sinto tambem ,, como viver aqui e lá ,, como viver dividida entre Brazil e California , Gostaria de ter as pessoas do Brazil morando nos US . complicado , mas estou uns dias no Brazil e quando fico aqui , eu surto e quero voltar logo pra California e quando estou lá , sinto saudades de algumas bobagens do Brazil ... mas com certeza 1000x melhor morar nos US,, é só uma questão que diverge a vida inteira pelo fato de vc ser criada e acostumada com outra culura ,, mas no US eh bem melhor viver .

Isa Pas disse...

Cynthia...sou nova aqui,quer dizer, na postagem. Sou visitante já de longa data(semanas!). Sou casada com um americano e moramos em Kentucky por 1 ano e decidimos morar no Brasil pq eu não conseguia me adaptar à cultura americana. Engordei(de verdade), tive depressão, criticava tudo e agora que estamos aqui no Brasil(BEM FEITO)decidimos voltar pros EUA. Apliquei p/Green Card e deu tudo certinho pq já temos mais de dois anos de casados. Ele já chega agora em Novembro em Louisville-KY, e eu, em alguns meses. Foi bom para aprender a valorizar as oportunidades que a vida me deu aí nos States e eu fui muito "cabecinha pequena" ao não me abrir para isso.Pois bem,gaja. Estarei de volta, com o rabinho entre as pernas e a cabeça erguida. Foi preciso voltar aqui, viver aqui com meu husband para sentir na pele as diferenças e agradecer a Deus porque temos a oportunidade de voltarmos! E quero muito te conhecer um dia!!!
Beijos

Isa Pas disse...

Voltar aos EUA eu quis dizer... acho que vc captou, né? rsrrs
Como disse a Mônica lá em cima: eu bem que poderia ter escrito esse post! rsrsrs