terça-feira, julho 28, 2009

Weird....

Logo depois que me casei tive a oportunidade de adicionar a Globo à nossa lista de canais por assinatura. Mas eu sempre fui contra. E muito.

Primeiro porque uma das razões de estar nos Estados Unidos era pra aprimorar o Inglês, certo? Não tem coisa pior para NÃO aprender inglês do que ficar assistindo tv em português. Ainda mais imagina a mulherada que, morrendo de saudades do Brasil, assiste todas as novelas. Aprender inglês desse jeito...não tem como.

Segundo porque...se estou morando aqui, não posso viver a realidade do Brasil. Eu tenho que estar antenada no que esta acontecendo aqui. Claro...todos os dias entrava na Globo.com para saber as noticias do Brasil e ter uma idéia do que está acontecendo. Mas, meu cotidiano é aqui! Esta também é uma maneira de se adequar e aprendar mais sobre a cultura daqui.

E assim foram os ultimos 5 anos.

Aí veio a Becca... e por eu falar Português e o Brandon Inglês, sinceramente, eu estou tendo uma dificuldade danada em ser consistente com o português com ela. Quando minha mãe esteve aqui, foi uma beleza...parece que ela deslanchou com o portugues...já estava até falando frases. O que acontece é que minha mãe estava ficando com ela 2+ dias por semana, e com ela...não tinha desculpa...era português e pronto, vovó não sabe inglês! E criança parece que sabe disso.

Agora ela foi embora...e a Becca voltou a ficar full time na escolinha. E já vejo o português começar a desaparecer de novo. Sempre trago dvd's do Brasil em português, mas parece que não ajuda tanto.Foi aí que decidi assinar a Globo...porque ela ama assistir desenhos e pensei que isso ajudaria.

Que coisa mais esquisita! Ligar a televisão e ter Jornal Nacional, Fantastico...da uma sensação que não sei explicar direito. Parece que vc está no Brasil, mas ao mesmo tempo não está...é esquisito demais.

Agora...quem esta p. da vida sou eu, porque....cadê os desenhos???????

A única coisa que ví até agora é o Sitio do Pica Pau Amarelo....e só! Parece que a programação Internacional é diferente da brasileira porque já notei que muitos programas são repetidos -novela das 8 passa 2 vezes por dia - de noite e de madrugada.

Cadê, cadê, cadê.... será que fiz um mal 'investimento'? Alguem aí tem a Band Internacional? É melhor?

13 comentários:

Organizando meu lar disse...

Cyn,

Se voce continuar falando com a Becca em portugues ela nao irá esquecer o portugues e aprenderá muito. Sei o quanto é difícil por seu esposo falar ingles, mas não deixa a peteca cair, depende de voce que ela aprenda portugues. Ela vai aprender as duas linguas de uma só vez. É assim com meu filho de 3 anos.

Realmente a Globo não é lá essas coisas toda. Não sei como agente paga tão caro para ter a globo e ainda repetem a programação. Isso sim acho um absurdo!!! Pois a Globo tem muitos programas que poderia colocar pra gente que está longe do Brasil matar as saudades.

Sinto por voce não está recebendo o que pensou que iria receber da Globo.

Eu as vezes coloco meu filho para assistir comigo desenhos que passam online pela TV Tuga. É um site de portugal. Cuidado com os desenhos que voce coloca a Becca pra assistir pois já assisti desenhos animados muito "weird". Só coloca ela pra assistir se voce quiser assistir os desenhos com ela.
Ai vai o link: http://www.tvtuga.com/

Marlia

Cheers! Fla disse...

Oi Cyn, eu tinha a globo antes e tive por um bom tempo, novela que eu nao assistia no BRasil assistia nos EUA, para mim era como ter um pouquinho do meu conforto por ai, daquele colinho de mae, sabe como eh? Nao assistia por que tinha que assistir, ainda mais por que aguentar Faustao ninguem merece. Mas o melhor era ter noticiario do BRasil que pelo manos fala sobre o resto do mundo, diferente do americano que eh voltado unica e exclusivamente para o proprio umbigo he, he, he.

Chegou uma hora que nao quis mais, ai cancelei e hoje nao tenho aqui nenhum canal, mas sei que da para pegar aqui na Inglaterra tbem, mas como vc disse a programacao eh um pouco meia boca.

bjs e desculpe pelo comentario longuissimo... Boa sorte com o portugues da Becca

Catharina disse...

Oi Cyn,
cheguei até você por seus comentários (que gostei) la no Blog da Monica.

Estou gostando do que estou lendo, embora ainda não tenha lido todo. A sua mãe mora no Rio de Janeiro? Eu moro aqui.

Vou continuar a frequentar o seu espaço, posso?
Grande abraço.

Sonhar é Preciso disse...

Amiga...assinei a globo, porque adoro o meu pais adoro o meu idioma e sinto saudades de lá, como qualquer expatriada. hehehehehehe.
Mas fiquei frustraderrima com a programacao internacional da Globo e depois que cai na real que a programacao nao é a mesma que passa no Brasil, BAM BAM BAM...cancelei na hora. Aqueles programas da Angelica, da Ana Maria Brega, das novelas...nem pensar.No way Jose !
Quanto ao portugues pra pequerrucha, continua falando direto com ela e lendo e passando os videozinhos. Quando ela responder em ingles, insista que nao entende...criança tem um potencial de aprendizagem imensa. Com os meus funcionou e com a sua lindoca vai funcionar tambem. Ah, e quando eles crescem agradeçem por ser bilingue.
bjs,
me

Monica disse...

Cyn, a programacao é diferente, devido a direitos autorais. Acredito que os desenhos que passam lá, os direitos foram comprados para serem transmitidos apenas no Brasil. Tambem sinto falta deles, entao fico nos DVD's mesmo. Mas adoro ver o JN, Fantastico... me deixa um pouco mais perto do BR já que estou tao longe.

Carol Borba disse...

Olha Cyn, meu conselho é que vc compre dvds de desenhos em português, uns gibis e livrinhos, pra ler com a Becca, e tente achar vídeos no You tube de músicas em português. Vc conhece o cd dos Saltimbancos? Eu amava quando era criança. Essas coisas assim podem ajudar. É difícil com o pai falando inglês, mas acho que vc está preocupada com isso e fazendo tudo que está ao seu alcance. Ela vai aprender as duas linguas, com certeza. Conheço uma brasileira que mora no Canadá e ela fala português, o marido servo-croata, e no país, o inglês. O blog dela é o http://flaviamandic.blogspot.com. Troca uma idéia com ela. Talvez isso ajude.
Beijinhos

Lucia Cintra disse...

Sei exatamente do que voce esta falando. Eu normalmente nao tenho ideia do que anda acontecendo no Brasil, a nao ser pelos blogs das amigas. Mas quando fui visitar o Brasil, foi MUITO estranho escutar programas em Portugues, nao sei nem explicar.

Talvez o jeito seria voce comprar DVDs em Portugues pra ela, imagino como deve ser dificil ensinar uma crianca duas linguas assim. Eu nao sei o que faria, pois nao falo em Portugues nem com minhas irmas aqui. Eh ingles direto, 24 horas por dia. bjos

Nani disse...

Nossa Cyn, isso eh algo que me preocupo. Jah pensei algumas vezes em colocar a Globo, mas nao suporto mais os programas deles, to aqui e nao aguento assistir, mudo o os programas na tv a Cabo. Eu nao suporto novelas, ana maria, angelica, faustao... me da agonia, tudo eh copia dos programas americanos... nao sei dizer, nao gosto. Mas a unica razao pela qual eu gostaria de ter globo eh p me sentir um pouco proxima do meu pais, ver um jornal de vez enquando p saber como andam as coisas. Mas ao mesmo tempo nos jornais soh passam tragedia, aih nao da neh.
Bom, p crianca a Globo nao ta fazendo mais nada nao. Antigamente tinham muitos desenhos na parte da manha, lembra?? Eu assistia quando era crianca, era otimo. Agora nao tem nada que preste.
Tb acho que se voce procurar pelo You Tube voce acha desenhos em portugues, outro dia eu assisti varios, matando a saudade da epoca de crianca.

Beijos e boa sorte

Ah, vou aproveitar sim, tenho soh mais uma semaninha... :(

Beijosss

Marjory disse...

Cy,
Fala com ela sempre em portugues, compra DVDs e livros em portugues, se achar aquelas estorinhas em CD melhor ainda. Tive contatos com varias criancas com pais de diferente nacionalidades e elas aprendem mesmo q a gente pense q nao! Demora um pouco ate deslanchar mas vai acontecer!! Ela vai ter o sotaque de americano, mas vai enteder e falar tudo!!
Ma o fundamental e falar sempre em portugues com ela!!! deixa o Brandon a a escola se encarregar do ingles!!! Espero q ajude!!

Aline Godoy disse...

Oi querida!
Lembro bem qdo vc estava gravida da Bequinha e qdo conversamos sobre isso. Recorda-se qdo eu te contei sobre o meu TCC da faculdade foi sobre bilinguismo? Bem, o meu tema foi sobre a Educacao Bilingue no Brasil. Muitas escolas aqui no Brasil sao bilingues, se for ajudar, da uma pesquisada em alguns sites das escolas aqui: tem a Liceu Pasteur (port/frances), o Miguel de Cervantes (port/espanhol), a St. Paul's (port/ingl), a Humboldt (port/alemao) e outras http://educacao.uol.com.br/onde-estudar/escolas-bilingues.jhtm
Aqui no Brasil a preocupacao c o 2o idioma, como tds sabemos, eh por conta do mercado de trabalho e esta comprovado q qto antes o individuo estiver exposto a um segundo, terceiro e ate quarto idioma, mais facilmente ele ira adquirir tais idiomas. Claro q um mais do q os outros de acordo com a frequencia de exposicao c o(s) idioma(s). Nessas escolas o aluno tem as materias do curriculo escolar no outro idioma, entao imagine um aluno brasileiro aprendendo matematica, historia, etc em outro idioma? e funciona! No caso da Bequinha, vai relamente depender de vc e dos recursos q vc tiver p ela ter contato c o portugues. Ate ai, normal! mas td ficara melhor c o irmaozinho. Alias, ela vai te ajudar na hora do irmaozinho comecar a falar tb. Dai serao 3 falantes na mesma casa!
So p/ usar um outro exemplo: qdo andamos na regiao da Liberdade vemos muitos jovens brasileiros decendentes de japoneses, chineses, etc q falam fluentemente o japones e o portugues, certo? e qdo vamos nas galerias na regiao da Paulista: cheia de koreanos, no Bras, vemos o povo do Oriente Medio, etc. Entao, eles ainda preservam a lingua materna deles c os decendentes ja brasileiros, p exatamente nao perderem o vinculo c a terra. O mesmo c vcs ai!
Nao desanime nao e se a programacao da Globo ai ta ruim (nada de diferente daqui) eh pq ela eh voltada p o publico adulto de imigrantes moradores nos EUA. Recorra ao Youtube ou DVDs q podem ser mandados daqui do Brasil p ai. Inclusive desenhos americanos dublados em portugues q era o q vc esperava da Globo, nao?
Bem, o comentario virou uma carta! rs Mas continue! Nao desista pq eh uma graca assistir ao video da Becca no Youtube cantando em portugues e reconhecendo as partes do corpo qdo vc fala!
Bjos

Aline Godoy disse...

Oi de novo!
Agora q re-li minha "carta" vi os erros de concordancia! q horror! sorry!
So p/ deixar um outro PS: aqui esta um site de uma escola de Ed. Infantil Bilingue http://www.oebi.com.br/
Mais um exemplo: dei algumas aulas particulares de portugues p uma familia de Argentinos q moraram por 2 anos no Brasil logo q eles chegaram. Os pais colocaram os 4 filhos numa escola bilingue portugues/ingles no Morumbi, detalhe: qdo eles chegaram aqui nao sabiam falar nem o portugues e nem o ingles! A menorzinha, entao c/ 2 anos e meio foi a q se deu melhor. A menina de 11 tb se saiu bem, o menino de 9 e a menina de 7 tiveram mais dificuldade, mas foi a cacula quem ensinou os pais a falarem portugues!
Era isso!
bj

Patricia disse...

Cyn
Acabei de ver que vc está grávida!!! PArabens!! Que delicia! Muita saude!
Beijos

Laura disse...

Faz mais de 8 anos que eu tenho Globo Internacional na minha casa. Nunca atrapalhou em nada no meu Ingles, ate porque eu ja dominava a lingua a tempo. Eu gosto da Globo, me deixa mais por dentro do que ocorre no Brasil e eu adoro as novelas. Pois eh, a programacao eh um pouquinho diferente mesmo. Eles nao tem os desenhos animados, porque os desenhos animados ja sao todos americanos. O que ja mostra nas tvs americanas, a Globo internacional nao pode mostrar por forca de contrato.
Esse lance de ensinar portugues pra filho eh complicado mesmo. Quando Paulzinho era menorzinho, minha mae mandava os videos da Xuxa, e ele amava e aprendeu muita coisa assistindo. Mas na medida que ele foi crescendo, ele foi perdendo o interesse, gostando de outras coisas, e dai ficou mais dificil. O pior de ele nao dominar o portugues, na minha opiniao, eh a pressao que o povo faz la no Brasil. Agora mesmo, passamos um mes la, e na cabeca de todo mundo, meu filho deveria ser fluente nas duas linguas. Eu convidei a todos passar uns tempos na minha casa pra ensinar meu filho. Que na teoria eh todo muito expert, ne?
Nao esquenta, nao. Ela vai aprendendo aos pouquinhos. E quando ele ficar maiorzinha vai entender o porque voce quer que ela aprenda e acho que ai, fica ate mais facil. Eu ja desencuquei disso a tempo.