domingo, abril 20, 2008

Porque os americanos são vidrados no tempo...

Logo quando me mudei para os EUA fiquei impressionada com a fixação dos americanos no ‘weather’(condição do tempo). Eu dava risada, achava o cumulo do ridículo.

Enquanto no Brasil a condição do tempo - se vai chover, se vai fazer sol - não toma não mais de 2 minutos do período de um telejornal, aqui às vezes penso que no mínimo toma metade! Não importa em que hora do dia ou noite você ligue a televisão, sempre tem um jornal falando sobre o tempo, a temperatura de agora, daqui a 2 horas, daqui 5 horas, de noite e logo de madrugada, e qual será quando você sair pra trabalhar.

Não entendia muito essa fixação, até porque…à não ser que você trabalhe ‘outdoors’, ou esteja querendo passear em um lugar aberto, você raramente precisa de blusão ou casacão. Isso porque todas as casas, carros e comércio tem aquecimento. Pode estar tudo branquinho do lado de fora, neve até o meio da porta…lá está vc dentro de casa de shorts e camiseta. Vai no supermercado? Sai do quentinho de casa, entra no carro, que também te aquecedor. Sai do carro, e entra no supermercado que também tem…?! Aquecimento! Digo que aqui, com certeza, uso minhas blusas menos do que usava no Brasil. E se você for convidada para ir na casa de amigos para um jantar ou coisa assim…atenção! Vá com uma blusinha leve por baixo…porque tem gente, que pelo amor…põe o aquecedor no último, o máximo possível…e além de ser difícil respirar, ao invés de você se sentir aconchegante, parece mais que você está visitando alguém no dia mais quente do verão, no Saara.

Mas enfim, no começo prometi à mim mesmo que não sería igual à ‘eles’… que preocupação demais é bobagem. Além disso, sou meio paulista meio mineira…lá a gente olha pro céu pra ver se vai chover ou não, e dependendo do dia e da época do ano, leva uma blusinha à tiracolo, ‘just in case’ o tempo mude de repente. Sem dramas, sem “oh my God, today is going to rain!”

Aliás, achava um absurdo como o pessoal parece ter o maior pavor de chuva! Vindo da terra da garoa, SP, chuva é quase mais comum do que um dia de sol. Em Virginia eles avisavam quantos inches (medição daqui) de chuva iríam chover, onde você devería dirigir ou deixar de passar, e assim por diante. E eu quería gritar: 'gente, é só chuva!’.

Mas, por outro lado, tive de vir a concordar que checar o tempo é, de fato, importante. Isso porque, a condição do tempo aqui… e diria, principalmente nos estados mais ao Norte dos EUA, muda mesmo inesperadamente e mais importante, bruscamente. Uma prova disso foi essa semana aqui em Idaho.

Depois de alguns dias com uma temperatura média de 11 graus Celsius, Domingo e segunda-feira passados foram dias lindos com máximas de 27C e 23C respectivamente. Todo mundo saiu de casa, as ruas estavam cheias de gente caminhando, se exercitando ou mesmo só à toa. Terça-feira a temperatura máxima caiu para simplesmente 8C! Quando saí com a Becca na quarta de manhã, a temperatura marcava 34F, ou seja, 1C…! Eu esqueci minha luvas e minhas mãos, literalmente, quase congelaram. E demorou para esquentar um pouco, pois o dia estava nublado. Tem noção… De 27 pra o máximo 8 graus em 2 dias?

Baseando-me na quarta-feira, comecei a me arrumar para encontrar algumas amigas brasileiras daqui para um pic-nic no parque no dia seguinte. Sem colocar a perna pra fora de casa…lá fui eu começar a me vestir: calça, bota e blusa. Estava até pensando se levava uma jaqueta ou não. Quando minha amiga chega, tomo um susto. Ela estava de blusinha regata! Como assim? Tá calor? … Pois é…em 1 dia a temperatura vai de bem menos de 10 graus pra quase 20! E sim, aqui a gente usa blusinha regata com 20 graus! Lá fui eu, trocar todo o figurino!

E foi assim que a ficha foi caindo…aqui é m-e-s-m-o necessário checar o tempo e a temperatura o tempo todo! Afinal, ninguém quer ser o palhaço da corte andando todo encapotado num dia de calor…e vice-versa…porque se aventurar com roupinha de calor num frio de 5C…não é nada agradável, concorda?

Pois é…vivendo e aprendendo!

Ps.: Enquanto estou aqui terminando o post...adivinhe. Olho pra fora e, está nevando!

12 comentários:

Nani disse...

Hahahaha, Cyn, isso eh verdade, tb nao entendia porq os americanos sempre estavam preocupados com o tempo... bom, acabei que hoje em dia, meu canal de tv favorito eh o Weather Channel, que alem de dar as previsoes do tempo tb mostram varias programacoes sobre tornados, terremotos... essas coisas, que claro, sao assustadores, mas sabendo como acontece a gente tem uma nocao melhor de como se prevenir, ta tudo ligado ao tempo, clima, entao sempre que posso to assistando o weather channel.
Beijos

Cheers! Fla disse...

Muito piada! Aqui na Inglaterra eh o mesmo, quando o Paul fala com o pai dele, qual eh a primeira pergunta??? "Qual o tempo ai?", "Como foi o tempo na viagem?", etc, etc... incrivel!

bjs.

Se apaixonou por algum produto? disse...

Hahaha tambem sempre achei uma paranoia! No Brasil eu nem mesmo acreditava na previsao do tempo que nunca batia com a realidade.

Otimo blog!

Bjos

Lucia disse...

Credo, ai esta nevando? Semana passada foi assim aqui. Tivemos uns dias lindos e super gostosos e dali... frio de quase zero graus que me fez ligar o aquecedor de novo por mais uns 3 dias.

E por falar nisso, voce me fez rir com o comentario sobre a casa de certas pessoas parecer um Saara. Se nao fosse pelo meu marido, a minha ia ser igual. Nao adianta, nao consigo acostumar com frio e sendo do Rio, quanto mais quente pra mim, melhor.

So que meu marido (que devia ter nascido na Siberia ou Alaska), odeia calor, mas mesmo assim mantenho a casa nuns 72 o tempo todo. So assim me sinto "confortavel" ainda tendo que usar calcas, meias e casacos dentro de casa. rsrs

Ah! E mesmo no verao nao saio de casa sem carregar um sweater ou casaco comigo, pois aqui tb acho que exageram no ar condicionado e fico parecendo um penguim morrendo de frio em certos lugares.

bjos

Thelma disse...

Menina, aqui é pior ainda pois o tempo muda muito por causa da proximidade das montanhas. Tem até uma piadinha: 'if you don't like the weather now, wait 5 minutes!' hehehe
Beijocas

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

srsrs quando nos EUA faça como os ele. Então, não saia sem dar um olhadinha na previsão do tempo. Essas mudanças são mucho locas mesmo.

Beijocas e ótimo dia para você!!!

Laurinha disse...

Eu moro em Boston, tu sabe! O tempo aqui muda de uma hora pra outra sem cerimonia. Eu nao saio de casa sem ver o tempo. Se o weatherman demora a aparecer na TV, eu vou direto pra internet, hehe!

Daniele disse...

Oi Cyn, concordo com a Telma porque a proximidade com as montanhas faz essa diferenca ficar bem maior. O meu amigo que trabalha em construcao me disse outro dia que ele mediu 81 graus F e no dia seguinte ele mediu 34 graus F e neve. Eh mole? De um dia pro outro, passamos de um solzao de 27 graus C pra neve e frio de 0 a 1 grau. Aqui eles dizem que eh o famoso "warm before the storm". Beijinhos

Sonho Meu disse...

principalmente ai em Idaho. O clima pode dar uma revirada violenta.
Contando um caso rapidinho. ..o meu marido quando era adolescente morava em Sun Valley(Idaho) e conhecia uma familia inteira(pai e dois filhos pré adolescentes) que morreram (pescando) em uma tremenda nevasca dentro de um barco num desses lago lindo daí. E era primavera !

Tatiana Arcanjo disse...

Oie...saudade de vcs...tá td tão corrido que quase não entro mais na net e qd chego em casa ´so penso em dormir..rsrsrs como vcs estão? Espero que tudo bem....beijão, tá.

Angela disse...

oi Cynthia!

Sabe que por aqui é a mesma coisa?
Acho que é por causa da ansiedade de ter um tempo bom e ensolarado, já que temos tao poucos dias assim!
Sei lá...

Aliás, o tempo anda bem instável... Bom, pelo menos já vai ficando mais verdinho....dá uma alegria a mais...
8-)

Beijo e beijinho prá Vc e Rebecca!
Ah, e boa semana!!!

angel

Anônimo disse...

Ola

Estou postando correndo, confesso que nem li tudo, so um pedacinho sobre o weather e meu comentario e que em menos de 2 meses a primeira coisa que eu fazia pela manha enquanto fazia as minhas torradas era o weather no jornal, TODOS OS DIAS!

Bom, o fato eh que ha meses nao apareco aqui, nao li e nem vou ler Cyn, ja chorei so de ver as fotos, nem sabia que vc viria ao Brazil!

Saudades sao tantas dai que nem sei se ja enlouqueci. Mas tneho que sempre falar que te admiro, vc esta linda, seu marido tb e a Becca bate vcs dois de longe (sorry! mas ela eh maravilhosa mesmo!)

saudades e com calma voltarei aqui so para te ler e saber de voce.

Beijos no coracao